Comitiva de norte-americanos visita propriedades rurais no Paraná para conhecer técnicas de plantio de soja

Comitiva de norte-americanos visita propriedades rurais no Paraná para conhecer técnicas de plantio de soja

Da Assessoria

Conhecer técnicas de cultivo de soja no Brasil é o objetivo do grupo de oito norte-americanos que está em visita técnica ao país. No domingo (4), a comitiva, comandada pelo presidente e composta por membros da Associação dos Produtores de Soja do estado do Missouri (Missouri Soabean Association), foi recebida pelo diretor do Grupo Calpar, Paulo Bertolini, na sede da Calpar Divisão Agrícola e da Granfinale Sistemas Agrícolas em Castro.

“Nossa região é referência mundial por ter sido berço do plantio direto na palha, que revolucionou a agricultura, e nossa forma de cultivo está totalmente atualizada com o que existe de mais moderno. O Brasil hoje é referência mundial na produção de grãos e eles estão interessados nas nossas práticas, além da troca de informações sobre uso de defensivos, pragas, mercado e crescimento de produção”, destaca Bertolini, que também é diretor da Abramilho, Associação de Produtores de Milho do Brasil, órgão que acompanha a visita técnica dos estrangeiros.

O anfitrião apresentou sistemas de telemetria em tempo real, aplicações usadas em apontamentos fitossanitários, mapas de solo, de calor e de produtividade usados nas áreas de cultivo das cinco propriedades rurais do Grupo Calpar, que ficam em Castro e Piraí do Sul. Ele presenteou os convidados com o livro “O Solo Ensinou: Plantio Direto Um Caminho para o Futuro”, de Franke Dijkstra, agricultor de Carambeí que foi um dos pioneiros no desenvolvimento da técnica. Os americanos inclusive estiveram na Fazenda Frankanna, de Dijkstra, em Carambeí, e na Chácara Marujo, do produtor Jan Haasjes, em Castro, para ver de perto o sistema de produção. Na viagem, os estrangeiros passaram ainda por Mato Grosso, Goiás, Paraná e São Paulo.

Bernhard Kiep, representante da Abramilho, acompanhou a visita aos Campos Gerais e destaca que norte-americanos e brasileiros têm muitos desafios em comum.

“Deveriam lutar juntos contra a burocracia que está sufocando os agricultores ao redor do mundo. Os agricultores querem produzir alimentos e ter uma vida decente. Temos o prazer de ajudar e promover relações mais fortes entre os agricultores em todo o mundo”, ressalta Kiep, em sua rede social.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!