Agroindústria de leite é a 1ª propriedade livre de brucelose e tuberculose em Cantagalo

Agroindústria de leite é a 1ª propriedade livre de brucelose e tuberculose em Cantagalo

AEN

A agroindústria Tia Nena Produtos Coloniais, especializada na produção de queijos e leites, alcançou um feito inédito para Cantagalo, na região Centro-Sul do Estado, ao conquistar o status de livre de Brucelose e Tuberculose. O certificado foi entregue pela Gerência Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Guarapuava, por meio do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – (PNCEBT).

Essa conquista torna a propriedade a primeira do município a obter o status livre dessas doenças e a terceira da região de Guarapuava – as outras duas são Pinhão e Reserva do Iguaçu. No total, a Regional de Guarapuava é formada por Candói, Cantagalo, Guarapuava, Palmital, Pinhão, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu e Turvo.

A gerente regional de Guarapuava, Marcia Maria Zago, ressaltou a importância do reconhecimento à Agroindústria Tia Nena. “Esta entrega é de grande importância para a defesa agropecuária do Paraná, para o reforço da prevenção e controle e prevalência destas duas enfermidades nos rebanhos paranaenses, assim como a diminuição de sua prevalência”, disse.

Ela também destacou que os certificados de status livre de zoonoses garantem a saúde humana e a segurança alimentar, fortalecendo, assim, a cadeia produtiva agrícola da região.

Destaque

 Em 2023, a produtora, que agora ostenta o certificado da Adapar, foi destaque no “Prêmio Queijos Paraná”. Com dois produtos selecionados entre os 10 melhores do Estado, a agroindústria recebeu duas medalhas super ouro no evento. A premiação aconteceu em junho, com a entrega feita pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Ações

 A Adapar, por meio do PNCEBT, é responsável pela certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose. A agência também promove a orientação a produtores rurais na prevenção e controle das enfermidades e no saneamento dos rebanhos; controle da distribuição dos antígenos e alérgenos, respectivamente utilizados no diagnóstico da brucelose e da tuberculose e no resultado desses diagnósticos; vacinação, controle de comercialização e do uso de vacinas contra a brucelose; cadastramento de médicos veterinários.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!