Da Assessoria
Inovação e tecnologia andam lado a lado quando o assunto é agronegócio. No Agroleite, este tema não poderia deixar de ter destaque. A equipe de Estratégia da Castrolanda apresentou o CoopMode, projeto de intercooperação em ideias inovadoras das cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal, além da Fundação ABC.
Baseado nos pilares de cultura da inovação, que visa sensibilizar colaboradores, cooperados e a alta gestão das cooperativas sobre a importância da aplicação da inovação; projetos de inovação conjuntos e acesso e conexão com ecossistemas de inovação, o Painel CoopMode trouxe temas que impactam diretamente a rotina do cooperado.
“Este grupo de inovação foi criado em 2020 com o objetivo de trazer sinergia com temas de inovação entre as cooperativas da Unium, além de reunir informações relevantes aos produtores. Trazer este tema para o Agroleite é uma ferramenta para divulgação destas ações para que cada vez mais pessoas estejam engajadas e tragam novas ideias”, afirma o Analista de Estratégia, Gabriel Carneiro.
Claudio Kapp, pesquisador em Economia Rural da Fundação ABC, apresentou o sigmaABC, comentou todas as funcionalidades do aplicativo e explicou sobre os dados que o produtor pode ter acesso. “Podemos responder às perguntas necessárias para fazer a melhor escolha nas propriedades. O próprio produtor pode acessar estes dados e analisas as melhores opções. Todas as perguntas podem ser respondidas em tempo real e personalizado para cada negócio, o agrônomo não é substituído pelo app, mas é uma ferramenta de dados”.
Outros projetos também apresentados foram a possibilidade de produção de celulose e pasta de alto rendimento a partir de dejetos bovinos, como uma resposta ao crescimento de resíduos gerados no meio rural e ainda com a possibilidade de retorno econômico e de proteção do meio ambiente. Os desafios da multiplicação de bioinsumos e mercado de carbono no sistema de produção agrícola também foram abordados.