Secretária de Educação de Castro e diretora da Escola Marilda apresentam ações desenvolvidas no município
*Durante o X Congresso de Educação de Ponta Grossa
Da Assessoria
A secretária de Educação de Castro, Rejane Nocera, e a diretora da Escola Municipal Marilda Fonseca Fadel, Rosineia Aparecida Oliveira, participaram de mesa-redonda, na segunda semana do X Congresso de Educação de Ponta Grossa. O tema do evento: Educação com equidade – os desafios para a gestão escolar, foi abordado pela secretária de Educação do município, que falou de ações adotadas na rede municipal de Castro para identificar formas de desigualdade enfrentadas pelos alunos, e do estudo sobre o impacto da desigualdade no processo de aprendizagem.
“Eu falei um pouco sobre essa diferença entre igualdade e equidade e sobre os tipos de desigualdade que os alunos enfrentam. Fiz também uma retrospectiva de ações que já estão acontecendo na rede, como a identificação das crianças que estão em situação mais vulnerável, e as parcerias com demais secretarias, como Assistência Social e Saúde e outros órgãos para subsidiar apoio às famílias, por exemplo. O foco é a aprendizagem, nesse sentido queremos entender quais fatores externos podem atrapalhar a aprendizagem plena. O tema abordado foi muito atual e permite a abordagem também das pessoas que estão envolvidas no processo de aprendizado do aluno, não apenas do professor”, explicou a secretária.
Já a diretora Rosineia Aparecida Oliveira, representando gestores da rede municipal de Educação, abordou o tema: “Educação com Equidade, inovação e protagonismo infantil”. A educadora falou à respeito de atividades desenvolvidas juntamente com a comunidade da Escola Marilda Fonseca Fadel, para gerar interação com pais e familiares. Rosineia relatou, por exemplo, como foi o início dos atendimentos na unidade, falou dos desafios enfrentados e de estratégias e conquistas alcançadas através do trabalho em equipe, com olhar atento para a equidade social. “Esta participação nos fez refletir sobre nossa trajetória na educação, a importância das formações realizadas com a equipe de professores e funcionários; escuta ativa, observação de sala de aula e cotidiano escolar; participação em projetos, enfatizando o protagonismo do aluno e ações para aproximar a Família na escola. Para que o sucesso seja alcançado e ninguém fique para traz é importante que o líder seja o inspirador para sua equipe”, destacou a diretora.
A mesa-redonda sob o tema Educação com equidade – os desafios para a gestão escolar contou com a participação de representantes das três secretarias municipais de Educação que fazem parte do Instituto Gesto: a de Castro, de Ponta Grossa e da cidade paulista de Francisco Morato. O público-alvo era composto por professores e diretores da rede municipal de Educação de Ponta Grossa e da região.
Continuidade
Um dia depois da participação das representantes da Secretaria de Educação de Castro no congresso ponta-grossense, um gestor e uma consultora da Rede Saber em Movimento, e a secretária de Educação de Francisco Morato, vieram para o município para conferir de perto as ações apresentadas na mesa-redonda. E, ainda na noite de terça-feira (12) Rejane Nocera, professores e gestores de escolas da rede municipal de Castro assistiram a palestra Educação com equidade, inovação e protagonismo infantil, ministrada no Congresso por Anna Penido, do Centro Lemann.