Da Redação
Castro tornou-se por quatro dias a capital do paraquedismo brasileiro, em evento comemorativo aos 5 Anos da Skydive Castro. De quinta-feira (22) até domingo (25), 140 paraquedistas realizaram mais de mil lançamentos em 56 decolagens, com 69 saltos duplos, no Aérodromo Neodo Pereira. Treinamentos de voo dinâmico de mais extensão, de barriga, vertical, deslocamento, foram aperfeiçoados, enchendo os céus de Castro com muito colorido.
Foi uma festa completa, com a participação de paraquedistas de vários estados brasileiros e até do exterior – Paraguai -, que saltaram de um avião Beech 99, a maior e mais veloz aeronave de paraquedismo da América Latina, com capacidade para levar 21 paraquedistas e mais o piloto.
O comércio castrense também agradeceu a realização deste evento, a exemplo de hotéis, bares e restaurantes, que sentiram crescimento significativo de turistas nesses dias de saltos.
Danilo Baez, vice-presidente do Clube Escola de Paraquedismo Skydive Castro, um dos promotores do evento, destacou que “a cidade possui uma das melhores áreas de saltos do Brasil, por estar numa região plana, ter escape grande e seguro, ótima para formação de paraquedistas”.
Perguntado o que levou Castro a tornar-se referência no paraquedismo nacional, Baez respondeu que “é aquilo de doidos apaixonados pelo esporte, rodeados de amigos, fazendo acontecer o paraquedismo de amigos para amigos”, referindo-se ao presidente do clube, Enrico Caruso.
Ele enfatizou que nos quatro dias de evento houve rotatividade diária de 300 pessoas, muitas de fora, que aqueceram o comércio da cidade. “Temos muito apoio de vários setores da prefeitura, e sabemos dos benefícios trazidos para Castro, pois é um esporte com visibilidade internacional”, Baez, acrescenta, que a intenção é tornar Castro em um centro de excelência em esportes de aventura e esportes radicais.