Novo projeto de pavimentação da Estrada Santa Cândida será apresentado em audiência pública

0 16

Emerson Teixeira

Carambeí – As obras de pavimentação poliédrica da Estrada da Santa Cândida, paralisadas desde o ano passado, só terão continuidade após a Prefeitura Municipal elaborar novo projeto e apresentar em audiência pública para ser aprovado pelos moradores e produtores rurais da região.

A definição veio após reunião entre a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, representantes do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB, representantes da Cooperativa Frísia, vereadores e produtores rurais na quinta-feira (6) no Paço Municipal. Do projeto inicial foram executados em torno de quatro quilômetros, antes da empreiteira abandonar a obra.

“Foi definido que a prefeitura que irá elaborar um novo projeto onde será apresentado em audiência pública a todos os moradores da Santa Cândida, pois sabemos a importância do calçamento para a região que tem um ponto turístico que é o lavandário, de tão grande importância, assim como as demais propriedades e a também a UPL [Unidade Produtora de Leitões] da Santa Cândida”, explicou o secretário municipal de Obras, Luiz Carlos Pestana.

Empreendimentos

O secretário municipal fez uma referência ao lavandário que se trata do Hert Dorp – Vilarejo Holandês que integra a Rota da Lavanda no Paraná, criada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, por meio da Lei 21.372, que abrange cinco municípios de quatro regiões do Estado. O empreendimento carambeiense tem atraído toda semana centenas de turistas, de diferentes regiões, para conhecerem os campos de lavanda. Quem vai ao vilarejo pode acompanhar o processo de transformar a planta numa variedade de produtos artesanais. A propriedade conta, ainda, com queijaria e também oferece o contato dos visitantes com bezerros.

Passando o lavandário, na Estrada da Santa Cândida, está localizada a Unidade Produtora de Leitões da Frísia Cooperativa Agroindustrial, inaugurada em 2015, numa solenidade que contou com a presença do ex-governador Beto Richa e propagandeada na época como sendo o projeto mais moderno do Brasil com foco na sustentabilidade e bem-estar animal. Um vai e vem diário com ônibus de funcionários, caminhões que transportam ração para os animais e outros que carregam os leitões para granjas onde passarão pelo processo de engorda para o abate.

A estrada serve para o escoamento de várias propriedades rurais produtoras de grãos e leite, entre elas, uma das propriedades com destaque nacional na produção leiteira, a Melkland, que ocupa a 30ª posição no ranking Top 100 da Milk Point, (levantamento anual que traz os 100 maiores produtores de leite do Brasil), e contabiliza produção média diária de 30.160 litros de leite.

Obra

A pavimentação da Estrada da Santa Cândida iniciou em 2020, através de parceria entre a Prefeitura de Carambeí e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, com investimentos iniciais de R$ 2,3 milhões no projeto para pavimentar com pedra irregular trecho de oito quilômetros, ligando a Avenida Atlanta até a localidade de Santa Cândida, passando pela Unidade Produtora de Leitões da Cooperativa Frísia, beneficiando também os produtores da região.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!