Emerson Teixeira
Especial Página Um News
Carambeí – A Câmara de Vereadores realizou nesta quarta-feira (8), data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, solenidade de inauguração da Galeria ‘Mulheres no Poder Legislativo’, que contou com a presença das homenageadas, as ex-vereadoras Patrícia Kremer, Lurdes Ferreira e Jussara Tonon. A ex-vereadora e atual prefeita municipal, Elisangela Pedroso, justificou sua ausência devido à agenda em Curitiba, o que a impossibilitou de chegar a tempo de participar do evento.
O presidente do legislativo, vereador Sérgio de Oliveira, discursou na abertura e destacou a importância da participação das ex-vereadoras, cada uma a seu tempo, no desenvolvimento de projetos que contribuíram para o desenvolvimento de Carambeí. A Galeria da Mulher foi criada por meio da Resolução 01/2023, aprovada em votação no plenário por todos os vereadores.
A primeira mulher eleita vereadora no município foi Norma Sueli Rodrigues, falecida em 2012, vítima de uma pneumonia. Ela cumpriu mandato entre os anos de 2001 a 2004 e também deixou o seu nome na história como a primeira presidente mulher do legislativo municipal.
A ex-vereadora Patrícia Kremer foi à mulher com a participação mais longa na Câmara Municipal com três mandatos – 2001/2004; 2005/2008 e 2009/2012, além de ter sido presidente do Legislativo Municipal. Em sua fala, durante a solenidade, destacou os 12 anos dedicados a vida pública, que a pedido de sua família, encerrou em 2012, após anos intensos e de muitas perseguições. Ela lembrou que o 8 de março não é um dia para ser celebrado, mas para lembrar do real motivo da criação da data que lembra a luta das mulheres por uma sociedade mais justa e igualitária.
Já Lurdes Ferreira, ex-vereadora com oito anos e meio dedicados ao parlamento municipal, 2001/2004; 2005/2008 e 2009/2012, destacou a satisfação de ser homenageada. “São onze vereadores homens e ter essa homenagem é muito gratificante. Na política, a presença feminina ainda não é tão expressiva quanto em outras profissões como professoras, na enfermagem onde a maioria são mulheres. Fiquei muito feliz com a homenagem ainda em vida, porque depois que morremos só os parentes que curtem”, declarou. Ela lembrou que apesar do dia ser festivo, fatos ocorridos no município impendem que a festa seja completa. “Avançamos muito, mas temos visto nas últimas semanas professoras, técnicas de enfermagem desvalorizadas, violência sexual como o caso recente de estupro, poderíamos estar festejando mais, mas mulheres ainda são usadas como objeto, vítimas de feminicídio”, disse.
Jussara Tonon, que esteve como vereadora no mandato 2013/2016, registrou sua alegria em retornar a tribuna da Câmara. “Hoje a fala é de agradecimento, muito obrigado a Mesa Diretora e a todos os vereadores pela homenagem que não é só minha, mas de todas as mulheres. Não acredito que esteja faltando mulheres na Câmara, apesar de serem 11 vereadores homens, temos advogada, diretoras, contadora, as funcionárias mulheres que também fazem parte do trabalho da Câmara”, pontuou.
Palestras
Ao longo do mês de março, a Câmara Municipal conta com uma programação de palestras que serão realizadas as quartas-feiras com temas voltados às mulheres. Na noite de ontem a palestra teve como tema “A Importância da Mulher na Política”, ministrada por Thaís Corrêa.
Na próxima quarta (15), o tema abordado será a Lei Maria da Penha, com a palestra proferida por profissionais do Núcleo Maria da Penha. Já na quarta (22), o bate papo será com a advogada da família, Letícia Cristina Savi Martins, sobre o tema casamento e patrimônio. Encerrando o ciclo de palestras, na última quarta do mês, a mestra em linguagem, Luana Raquel Ruths Vieira, abordará o tema o papel da mulher na sustentabilidade.