Matheus de Lara
Em jogo eletrizante realizado no Estádio João Chede, em Palmeira, válido pela segunda partida da semifinal do Campeonato Amador 2022, da 1ª divisão da Liga de Futebol de Ponta Grossa, a equipe Castro Esporte Clube Sapo (C.E.C Sapo) conseguiu classificar-se para a final da competição. Bastou empatar com o Ypiranga de Palmeira em 2 a 2, em partida realizada na tarde de domingo (12), para alcançar esse feito. Os gols da equipe castrense foram marcados pelos atacantes Wendel e Sidclei, já os do Ypiranga pelo atacante Di Maria e zagueiro Robinho. No primeiro jogo da semifinal, C.E.C Sapo havia vencido por 3 a 1 esse mesmo adversário.
A final do campeonato já tem data e o adversário será a equipe de Pinheiral, também de Palmeira. As partidas ocorrem no domingo (26), em Palmeira, e no dia 5 de março, em Ponta Grossa.
Partida
Para a reportagem do Página Um News, o técnico do time castrense, Ozias Santos, descreve que o confronto de domingo (12) foi bastante difícil, principalmente quando a equipe adversária virou a partida no segundo tempo. “Nossa equipe se comportou muito bem no início do jogo, dominando as ações da partida. No segundo tempo voltou disposta a se defender e sair no contra-ataque, quando aos 11 minutos Porva fez grande jogada e rolou para Wendel abrir o placar. Logo depois, a equipe do Ypiranga foi para o abafa e conseguiu virar a partida em 2 a 1. Já nos 22 e 24 minutos, virando e colocando fogo no jogo, onde se levasse o terceiro a partida iria para os pênaltis, houve pressão grande do time do Ypiranga e nossa equipe sempre explorando os contra-ataques, empatou o jogo aos 47 minutos. Sidclei empatou a partida levando a equipe a final da liga”.
Ozias descreve que a equipe teve uma excelente atuação tática durante a segunda partida da semifinal, com intensidade muito forte do início ao fim. Já a expectativa para a grande final é a melhor possível, já que espera conquistar o primeiro título da Liga.
Campeonato Castrense
No mesmo dia em que conseguiu vaga para a final do Campeonato Amador de Futebol, houve a estreia do C.E.C Sapo no Campeonato Castrense da primeira divisão. Diferente da Liga, a equipe foi derrotada por 4 a 0 pelo Furacão, no Estádio do Caramuru. Ozias explica que foi um jogo bom, mas com muitos desfalques. “Sentimos a final da partida, onde poupamos vários jogadores para a semifinal em Palmeira”. Na primeira divisão são 12 equipes que jogam, entre eles está as equipes do Borussia, Maracanã F.C, Canta Galo, Barcelona, Porto, Ala Madrid, Podolan JR., Protseg, Vila Real e Aquarius Fanelli. Já a segunda divisão que vai contar com 15 equipes, as inscrições foram encerradas na segunda-feira (13).
Trajetória
C.E.C Sapo surgiu em 2015 e de lá até hoje tornou-se tricampeão castrense de futebol (2015, 2017 e 2019), e recentemente conquistou o título de campeão castrense de futebol suíço 2022. Atualmente a equipe possui em torno de 50 pessoas envolvidas, entre jogadores e comissão técnica. A equipe também vai participar da Taça Ponta Grossa a partir de março, do Campeonato Popular Castrense e do Campeonato Amador Paranaense.