Presidente da Associação Comercial de Carambeí assume comando da Cacicpar

0 5

Emerson Teixeira

Carambeí – A Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais do Centro do Paraná (CACICPAR) completou, nesta terça-feira (31), 32 anos de sua fundação. A data foi marcada pela solenidade de posse da nova diretoria que terá a frente, pelos próximos dois anos, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Carambeí, o empresário carambeiense Jean Cesar de Oliveira, que sucederá o empresário castrense, Lino Lopes, que presidiu a entidade nos últimos quatro anos.

Na vice-presidência assumiu a presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Giorgia Bin Bochenek. A entidade representa 17 associações comerciais dos municípios da região – Tibagi, Ortigueira, Pirai do Sul, Jaguariaíva, Castro, Carambeí, Ponta Grossa, Arapoti, Palmeira, Telêmaco Borba, Imbaú, Curiúva, Cândido de Abreu, Figueira, Reserva, Sengés e Ivaí – destes, oito contam com representantes na nova diretoria.

O novo presidente lembrou, no discurso de posse, o início da caminhada no associativismo, em meados de 2015 na Acipg Jovem. “De lá para cá são quase sete anos de muito aprendizado, período de muitas experiências e trabalho para fortalecer o associativismo. Em maio do ano passado tive a oportunidade de assumir a associação comercial daqui, conseguimos um resultado impar nesses primeiros meses, tem bastante coisa no radar, vamos realizar o planejamento de 2023 e mostrar que é possível realizar, tem muita coisa que precisa ser estruturada. No início do ano passado, tive o prazer de receber o convite da Giorgia [Bin Bochenek] para participar da gestão dela na Acipg, aprendi muito através do contato com ela, com a maestria que ela conduz a associação”, disse.

Jean enalteceu o trabalho desenvolvido por seu antecessor. “Devo muito ao Lino Lopes, conheci ele antes de abrir minha empresa. O Lino tem uma visão ímpar, conhece como ninguém o entendimento do sistema [associativista]. Graças ao trabalho que ele desenvolveu que temos um número maior de cidades participando nas diretorias, sigo com essa responsabilidade, com ideias e energias renovadas com a nova diretoria”, enfatizou. O novo presidente anunciou que vai trabalhar alinhado com as políticas públicas de cada um dos municípios onde a Cacicpar atua.

Lino se despediu da presidência destacando que buscou sempre levar maior transparência possível sobre os recursos da entidade e lembrou as dificuldades enfrentadas na sua gestão durante a pandemia da Covid-19. “Passamos dificuldades com a pandemia, foram momentos tensos, estabelecemos uma relação de diálogo com o poder público, muitas vezes foi difícil, do qual tivemos sorte porque nossa região foi a que menos fechou as portas do comércio, das indústrias, graças ao bom diálogo com o poder público que também entendeu o momento que nós não podíamos deixar mais difícil do que já era. Esse sempre foi nosso pensamento como empresário, tentar desburocratizar nosso país, facilitar os pequenos e micros negócios, porque são os que mais geram emprego, mas muitas vezes, nós pequenos e micro comerciantes não temos poder de lobby em Brasília para conseguirmos alguns benefícios dos quais seriam simples como a desburocratização, a simplificação de tributos, a questão principalmente das horas que as empresas gastam para lidar com papéis, mas tenho certeza que com as pessoas que estão aqui [nova diretoria], cada um fazendo um pouco da sua parte construiremos um país melhor”, discursou.

A nova vice-presidente, Giorgia Bin Bochenek, destacou o trabalho realizado pelo ex-presidente da Cacicpar que conseguiu reunir todas as associações comerciais da região. “Tínhamos um problema que cada um era muito por si e o Lino começou um lindo trabalho de união, sempre falo que quando nós aprendermos que unidos somos mais fortes, verdadeiramente entenderemos a força que temos. Fazer parte de uma associação comercial que tem uma coordenadoria com tanta dedicação e maestria, como Lino tocou e certamente o Jean também fará, traz uma segurança para nossas associações, uma região pujante ajuda a todos, nós não temos que pensar numa associação comercial, nós temos que pensar como um todo e a Cacicpar tem esse papel de nos representar, de nos auxiliar, de nos unir, de fazer propostas positivas para juntos sim conquistar o nosso espaço, termos voz, e dentro do sistema da Faciap termos posicionamento em Brasília”, declarou.

A prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, registrou a satisfação de o município sediar a reunião da Cacicpar e receber empresários da região e, principalmente, ter um carambeiense no comando da entidade. “Orgulho para Carambeí ter um representante como presidente de uma associação tão importante, que vai impactar mais de um milhão de pessoas. Fico feliz de ver que paradigmas estão sendo quebrados, um menino tão jovem já sendo presidente de uma associação tão importante, uma mulher pela primeira vez presidindo a Associação Comercial de Ponta Grossa, são paradigmas quebrados, escrevendo histórias bonitas, cada um deixando seu legado”, frisou.

Elisângela ressaltou a parceria que o poder público municipal mantém com a Associação Comercial e Empresarial de Carambeí. “Entendemos que associação comercial também é um braço do poder público para fomentar o comércio, hoje nós temos a associação dentro da prefeitura, de uma forma legal, a associação comercial é parte integrante, é um órgão dentro da prefeitura para atender nossa população. Desenvolvemos trabalhos em conjunto, campanhas, o Café com Negócio é no prédio da prefeitura, nós ainda queremos desenvolver vários projetos em conjunto, isso gera benefício para todos, um comércio forte, gera impostos que são revertidos em investimentos na melhoria na qualidade de vida da população”, citou.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!