Matheus de Lara
Nos dias 24 e 25 de dezembro fiéis de diversas religiões se reúnem com a família e celebram o Natal. Nas principais igrejas católicas de Castro, por exemplo, a programação acontece na véspera e no dia do nascimento de Jesus Cristo. Mas, para aprofundar-se mais sobre a importância da data natalina, a reportagem do Página Um News conversou com o padre da Igreja Matriz Sant’Ana, Sandro Jose Brandt.
Ele falou sobre o significado da data e um dos ritos mais importantes da celebração: a Missa do Galo.
”Celebramos o Natal em função do nascimento de Jesus. O Natal é celebrado na igreja sempre a luz do mistério pascal, que é o centro da fé cristã. Nessa celebração do Natal cristão, temos os assentos da ternura, da contemplação do mistério natalício que é a encarnação do verbo anúncio […]. Todo o mistério celebrado na liturgia vai além do sentimentalismo e da religiosidade popular, porque ela tem uma função de nos levar o encontro com o mistério da redenção, pelo qual professamos a nossa fé”, detalha.
Outra característica do Natal é a tradicional celebração da Missa do Galo. Para o padre, a missa é uma grande ação de graça. “Sempre é celebrada na véspera de Natal ou na virada do dia, que seria à meia-noite. Tradicionalmente, a missa era celebrada sempre à meia-noite, mas com o passar do tempo e o crescimento do cristianismo essas comemorações passam a ter um cunho mais pastoral, ou seja, as missas do Galo são celebradas de acordo com os horários possíveis de cada fiel. No vaticano, por exemplo, a missa é realizada meia-noite, como sinal de ação de graças”, explicou.
Em relação a expressão que leva o nome da missa, padre Sandro destaca que “deriva da lenda ancestral, qual a meia-noite do dia 24 o galo teria cantado fortemente, anunciando a vinda do Messias, o filho de Deus vivo que se encarne e nasce em Jesus Cristo”.
Programação nas igrejas
Nas quatro principais paróquias, os horários para as missas são distintos. Na igreja Matriz Sant’Ana, o encerramento da novena de Natal acontece às 19 horas desta sexta-feira (23). No sábado (24), a Missa do Galo acontece às 20 horas, e a do Natal às 10 horas de domingo (25). Já na Igreja Nossa Senhora do Rosário, a missa de véspera será às 19h30, e no dia anterior as missas acontecem às 8, 10 e 19 horas. Na São Judas Tadeu , a missa do dia 24 será às 19 horas e no dia de Natal às 9 e 19 horas. Já na Perpétuo Socorro, a Missa do Galo acontece às 19h30 e no dia 25 às 9h30 e 18 horas.