Da assessoria
No sábado (15) cerca de 50 jovens, cooperados e filhos de cooperados da Castrolanda, se reuniram no Memorial da Imigração Holandesa, em Castro (PR), e tiveram uma manhã repleta de ações de integração com a temática voltada a inovação e liderança dos jovens. O evento, organizado pela Comissão de Jovens Cooperativistas, com o apoio da área de Cooperativismo e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), trouxe uma série de atividades e dinâmicas com o objetivo de estimular a criatividade, fomentar atitudes de protagonismo e aproximá-los da cooperativa.
Na programação, que contou com a mediação de Jean Sidel, fundador da Escola de Criatividade, destaca-se a força de trabalhar a sucessão e a importância para o futuro da Castrolanda. “Todo trabalho feito para reunir pessoas é fundamental. O jovem precisa entender seu papel, pois traz o algo novo em uma realidade tão veloz e complexa. E aqui a Castrolanda oportuniza esse desenvolvimento de maneira extremamente inteligente, ao permitir esse encontro, a troca de ideias, conhecimentos e valorizar as capacidades humanas, tão importantes para nossa sociedade”, comenta Jean.
Durante as atividades o palestrante foi acompanhado pelo premiado músico Du Gomide, que realizou intervenções musicais e contribuiu para a dinâmica do encontro. A programação ainda incluiu a apresentação do programa Jovem Expositor, o Meu Pé de Batata, um resumo das atividades da comissão no ano e ainda trouxe oportunidades de intercâmbio agrícola no exterior.
“Em eventos como esse há uma maior integração, conseguimos nos relacionar e criar um laço para trocar informações, descobrir erros, acertos e crescer juntos. Nós como jovens temos o desafio de quebrar paradigmas e buscar alternativas para fazer diferente”, enfatiza o Jovem Cooperativista, Gert Jan Van de Riet.
O Coordenador da Comissão, Eduardo Groenwold destaca os trabalhos que vêm sendo realizados, como os grupos de estudos e demais encontros com foco na interação com o universo agro. “Queremos que os jovens interajam cada vez mais, sejam mais atuantes dentro da Castrolanda. Nosso papel é ser esse elo e viabilizar formas de contribuir para o desenvolvimento do nosso grupo”, comenta.
Vale reforçar que atividades seguem os objetivos previstos no planejamento estratégico da cooperativa de fomentar a gestão e sucessão nas propriedades. “Se faz necessário entender o papel do jovem na Castrolanda, bem como, na sociedade de maneira geral. Para isso, é importante demais essa troca de ideias e a busca por conhecer novos propósitos e impulsionar a conexão entre eles. Isso, sem dúvida, contribui para despertar cada vez mais o interesse na sucessão”, destaca o Gerente Executivo de Finanças e Relacionamento, Paulo Alberto Machinski