Bombeiros alertam sobre temporais
Matheus de Lara
Nos últimos dias, alguns municípios da região Sudoeste sofreram com a intensidade das chuvas. De acordo com o último levantamento da Defesa Civil, 176 pessoas permanecem desalojadas. Em Pato Branco, na semana passada, tragédia tirou a vida de um bebê de seis meses e de uma criança de sete anos. Elas ocupavam veículo VW Gol, com seus pais, quando o automóvel foi arrastado por uma enxurrada após tentarem atravessar o córrego. Os pais conseguiram se salvar.
Por outro lado, a reportagem conversou com o tenente do 2° GB de Castro, Paulo Ribeiro, para saber quais são os cuidados necessários que as pessoas devem ter em casos de temporais e chuvas constante, principalmente aquelas em áreas de risco.
Para Ribeiro, “dentro e fora de casa é preciso ter cuidados antes, durante e depois da chuva, para que acidentes, como curto-circuito, quedas em buracos, alagamentos sejam evitados, por isso é fundamental que a população tome algumas precauções. Antes da chuva, o essencial é ter a atenção para alguns pontos. Os moradores devem manter calhas e bueiros limpos para prevenir o risco de entupimento durante o período da chuva. Durante temporais, quando for possível, o ideal é adiar a saída de casa, a pé ou de carro. Fatores como baixa luminosidade e efeitos imprevistos devem ser levados em conta. É melhor atrasar ou desmarcar um compromisso do que sair de casa em meio a situações climáticas adversas”.
Durante a chuva, “quem estiver em casa deve retirar aparelhos elétricos da tomada, para evitar risco de curtos-circuitos ou até de um princípio de incêndio. Enquanto houver descarga elétrica, a orientação é que se evite o uso de aparelhos como telefone celular (principalmente se conectado à tomada), chuveiro e secador, etc. Se a água começar a subir ou entrar dentro de casa, o ideal é colocar os móveis em uma superfície elevada, além de retirar alimentos e documentos das prateleiras mais baixas. Na rua, os motoristas devem redobrar a atenção; os faróis devem ser ligados e a velocidade diminuída. Se perder a visibilidade por causa da chuva, o motorista deve parar o carro no acostamento, com luzes de alerta acesas, evitando ficar embaixo de árvores e em postos de gasolina, para não correr riscos de queda de galhos ou de estruturas metálicas”, disse Ribeiro.
O tenente também aponta que “não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose e após a chuva, o ideal é não usar equipamentos elétricos molhados, cuidar na hora que for beber água e comer alimentos, além de não passar por cima de áreas alagadas”, acrescentou.
Deslizamentos
“Se observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil do seu município e o Corpo de Bombeiros (193), bem como o máximo de pessoas que residem na área do deslizamento. Afaste-se e colabore para que curiosos mantenham-se afastados do local do deslizamento, onde poderá haver novos deslizamentos”, conclui o tenente.
Foto: Divulgação / AEN