Festa dos padroeiros Nossa Senhora do Rosário e São José encerra programação no domingo

0 13

Luana Dias

Começou na sexta-feira (30 de setembro) a programação oficial da Festa dos Padroeiros da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, de Castro. As festividades, que seguem até no domingo (9), são dedicadas à Senhora do Rosário e a São José. Durante a semana estão sendo realizadas missas especiais todas as noites.

No final de semana acontece a tradicional festa, conforme explica frei Osmar de Paulo, que é pároco da matriz. “Nos preocupamos primeiro em preparar a programação religiosa, para que tudo saia como a vontade de Deus e dos nosso padroeiros Nossa Senhora do Rosário e São José. Mas, além da festa religiosa, também temos o leilão virtual que começou na segunda-feira às 18 horas. No sábado, depois da missa das 18 horas, teremos o show de prêmios, na Casa de Formação, Seminário São José. E, no domingo teremos a festa de fato, com venda de bebidas e de comidas, a tradicional churrascada, bingo, muitas brincadeiras para as crianças, e até figurinhas da Copa do Mundo, para o pessoal comprar e trocar durante a festa”, destaca.

De acordo com o frei, a churrascada deste ano será especial. Todas as carnes foram selecionadas pelos responsáveis pela Churrascaria Beira Rio, que também irão coordenar a preparação durante a festa.

Este ano ocorre a festa presencial pela primeira vez depois do início da pandemia. Frei Osmar explica que isso eleva ainda mais a expectativa entre a comunidade, voluntários e todos que estão envolvidos na programação. “A expectativa é das melhores possíveis com esse retorno da festa presencial. É uma festa que já tem tradição mais de 50 anos, as pessoas acostumaram a programar sempre no calendário o segundo domingo de outubro para participar da festa do Rosário. E para nós é um momento de celebrar a vida, a caminhada paroquial, os serviços que o povo rende a Deus, ajudando na comunidade, é um momento muito importante. Os coordenadores, pessoas da comunidade que estão colaborando, nossos patrocinadores, todos estão muito felizes e com esperança de que a festa vai ser muito especial, com grande participação. O objetivo maior é nos reunirmos de novo, é fazer com que as pessoas voltem a se alegrar, a ver o irmão, a brincar, a confraternizar juntos. Faremos de tudo para que as famílias venham e se reencontrem num ambiente agradável”, ressaltou.

Programação religiosa

Desde o primeiro dia da programação, estão sendo realizadas missa especiais, com bênçãos e temas diferentes a cada noite. Para as celebrações foram convidados sacerdotes de outras paróquias do município. Alguns vieram de outras cidades, como é o caso do padre Gilmar, que já foi pároco da matriz, e padre José Maria, que veio da França. “Fizemos questão de que todos participassem porque somos uma igreja sinodal, queremos viver essa cordialidade que o papa Francisco tanta fala, queremos caminhar juntos, e para nossa alegria, todos aceitaram o convite. É uma alegria receber todos eles, para celebrarmos essa união das paróquias neste momento de retorno”, destacou o frei.

A primeira missa, de sexta-feira (30) foi celebrada pelo frei Heleodoro, da própria matriz, e contou com benção da água e do sal. Já no sábado (1) teve missa e benção das chaves, com o padre Franco Allen, da Igreja de São Judas Tadeu. No domingo (2) a missa foi conduzida por padre Sandro, da matriz Nossa Senhora de Sant’Anna, e teve benção da carteira de trabalho. Na noite de segunda-feira (3), a missa contou com benção dos remédios. A celebração ficou por conta do padre Cristiano, da matriz Perpétuo Socorro.

Já nesta terça-feira (4) a missa, que começa às 19h30, é com o padre Ilário, e terá benção dos animais. Quarta-feira (5), a missa será celebrada pelo frei Osmar, que é pároco da matriz Nossa Senhora do Rosário. Também está marcada para as 19h30 e haverá benção dos objetos de devoção.

Na quinta-feira (6), às 19h30 tem missa e benção dos veículos, com o padre Edmar, da Igreja São Judas Tadeu. Na sexta-feira (7) haverá missa e benção dos casais, às 6, às 12, às 15 e às 19h30. As celebrações serão conduzidas pelo padre Osvaldo Cadorin, da matriz Nossa Senhora do Rosário.

No sábado (8), haverá missa sertaneja e benção das flores, com o padre Gilmar, de São Paulo. A celebração especial está marcada para 18 horas. E, no domingo, dia da festa dos padroeiros, a missa será às 10 horas. O sacerdote convidado para conduzir é o padre José Maria, que recentemente foi eleito o novo superior geral da Congregação dos Religiosos de Sion e atualmente vive em Paris, na França.

Ao final da entrevista, frei Osmar convidou a todos os castrenses para participarem da programação, tanto nas missas e programação religiosa, como da festa em si. “Gostaria que toda cidade de Castro se sentisse convidada e acolhida nesta festa. Independentemente de paróquia ou mesmo de religião, essa festa é de todos e para todos, para que possamos nos alegrar juntos. Se você ainda não veio, venha rezar conosco. Queremos que todos se sintam acolhidos nesta paróquia que tem como título Mãe do Rosário, aquela que está carregando as intenções de todos nós no rosário, e de São José que é padroeiro, nosso modelo de pai”, finalizou.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!