Em Castro, urnas serão entregues na véspera da eleição

0 2

Luana Dias

Faltam menos de 10 dias para o primeiro turno das Eleições de 2022, quando brasileiros irão eleger presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais. Em Castro, 54.475 eleitores devem comparecer nos 54 locais de votação disponíveis, para o exercício do voto. Ao todo, o município conta com 177 seções, sendo que a maior delas é a do Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, onde votam 4.704 castrenses. A seção com menor número de eleitores em Castro é a do posto de saúde de Quebrada Funda, com 67 no total.

Os 354 mesários, que exercerão os papeis de presidente de seção e primeiro mesário e que irão trabalhar no pleito deste ano, já receberam treinamento em meados do mês de agosto. As urnas, que serão usadas no processo eleitoral no próximo dia 2, e se houver segundo turno, também no dia 31 de outubro, serão entregues nos locais de votação na véspera da Eleição. O procedimento será padronizado em todo o Estado, e quem venceu a licitação e fará a entrega das urnas são os Correios. Depois de concluído o pleito, um grupo de gipeiros irá dar apoio à logística dos equipamentos, no interior do município. Os motoristas levarão as urnas dos locais de votação até os postos de transmissão mais próximos, para agilizar a transmissão de resultados.

Para as eleições deste ano Castro conta com urnas mais novas e mais modernas. Os equipamentos usados até nas eleições de 2020 tinham sido fabricadas no ano de 2010, as deste pleito foram fabricadas há dois anos, e apresentam recursos como o sistema Braille, que possibilitará o voto a pessoas portadoras de deficiência visual, e contam com entrada para fones de ouvido, que podem ser usados por eleitores que têm a audição comprometida.

Eleitores não poderão usar celular na cabine de votação

Uma regra que fará parte das Eleições deste ano e para qual a Justiça Eleitoral tem chamado a atenção dos eleitores é a proibição do uso de aparelho celular na cabine de votação. Conforme explicou à reportagem a chefe do Cartório Eleitoral de Castro, Fernanda Araújo, eleitores podem levar o celular até o local de votação, inclusive, devem fazer isso se forem utilizar o e-Título (aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor) para votação, no entanto, serão convidados a deixar o aparelho em uma caixa, por exemplo, a depender da estrutura de cada seção, durante o tempo em que estiver votando. “Temos falado que vale neste momento o bom senso. O mesário não irá nem tocar no celular do eleitor, mas se necessário poderá pedir para que o mesmo deixe fora da cabine, enquanto irá votar”, destaca.

Outra orientação da chefe do Cartório é sobre o aplicativo e-Título. Segundo explicou Fernanda, quem pretende usá-lo no dia da Eleição deve baixar e deixar o app pronto para uso desde já, porque além de não conseguir baixa-lo e atualizar no dia do pleito, ainda corre o risco de enfrentar instabilidade na véspera. “Quem deixar para a última hora corre pode não conseguir usar o aplicativo”, ressalta.

Fernanda Araújo aconselha aos eleitores que levem para a seção de votação uma ‘colinha’, com números dos candidatos escolhidos. Isso ajuda o eleitor a exercer o direito do voto com mais agilidade e sem correr o risco de esquecer informações sobre a pessoa escolhida para receber o voto.

Foto: Divulgação

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!