Programa ensina empreendedorismo nas salas de aula da rede municipal de Carambeí

0 42

Emerson Teixeira

Carambeí – Ensinar os alunos a serem empreendedores por meio do estimulo à cultura do fazer, pensar e aprender. Estes são os principais objetivos da Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos que encerra nesta sexta-feira (16) na Escola Municipal Thereza Seifarth e envolveu a rede municipal de ensino ao longo da semana.

Na quinta-feira (15) a prefeita Elisangela Pedroso (PSB) visitou a feira e conferiu de perto o trabalho dos alunos da Escola Municipal Tônia Harms, no Bairro Boqueirão. “Parabéns a direção, professores, equipe pedagógica, servidores, alunos e pais. Estava tudo lindo”, elogiou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Harms, explica que o programa foi desenvolvido ao longo do ano através da parceria prefeitura, secretaria e Sebrae e favorece o envolvimento dos alunos no próprio ato de fazer, pensar e aprender. “Os alunos desenvolveram o projeto desde o início do ano com os professores e o término do projeto é a Feira que está acontecendo essa semana nas Escolas municipais, com o envolvimento de toda a comunidade escolar. É gratificante ver o trabalho desenvolvido e o empenho de todos, além do aprendizado adquirido pelos alunos, que é um aprendizado para a vida”, conta.

JEPP

Kátia lembra que os professores passaram por capacitação em 2021 para iniciar o projeto neste ano. O programa foi desenvolvido com temas distintos para cada ano de aprendizado. Para alunos do primeiro ano o tema desenvolvido foi ‘Descobertas empreendedoras no jardim sensorial’, já os alunos do segundo a temática foi “Descobrindo alimentos e temperos naturais”, a proposta para desenvolvida pelos alunos do terceiro ano foi baseada em ‘Brinquedos ecológicos’, para turmas do quarto ano o tema foi ‘Produções culturais criativas’ e os alunos do quinto ano trabalharam com ‘Sabores e cores regionais’.
“Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, detalha.

Envolvidos

Na Escola Rural Municipal de Santa Cruz a feira foi realizada na terça-feira (13) e atraiu a comunidade em geral para a escola. A professora Gabriely Freitag conta que a feira superou as expectativas. “Participar do Jepp [Jovens Empreendedores Primeiros Passos] inicialmente foi um pouco assustador, mas no decorrer do projeto nós vimos o ânimo e a ansiedade dos alunos em participar das atividades”, relata.

A aluna da Escola Municipal Fátima Bosa, do Jardim Eldorado, Ilana Lopes Pedroso, estava empolgada com a realização da feira na escola. “Eu achei muito legal a feirinha, tem brinquedo, tem pipoca também, eu servi a pipoca, tem brigadeiro, está muito divertido, eu adorei esse projeto do Jepp que minha professora está fazendo”, declarou.

Iris Aparecida dos Santos Lima, mãe do aluno Arthur Andrade, da Escola Fátima, aprovou a realização da feira. “Nós gostamos muito, um projeto bem interessante que reuniu as crianças com as famílias, eu e algumas mães que não nos conhecíamos passamos a conviver, fizemos amizade”, disse.

Já a mãe do aluno Otavio Siqueira, Viviane Lima, também aluno da mesma escola, está na expectativa da próxima edição. “Adoramos a feira, muita coisa interessante para as crianças fazerem, sai da rotina do dia a dia deles, achei perfeita, tem que ter sempre, todo ano”, declarou.

Foto: Divulgação

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!