Luana Dias
Neste sábado (10) a Secretaria de Saúde de Castro irá promover o Dia D, com ações de combate e prevenção ao suicídio. A atividade irá integrar a programação desenvolvida pela pasta ao longo do mês de setembro, que é considerado o período de promoção de reflexões e conscientização sobre a prevenção ao suicídio e tratamento de transtornos mentais. “O mês de setembro e a cor amarela marcam a campanha nacional ‘Setembro Amarelo’, que promove a reflexão e a conscientização sobre a prevenção do suicídio e ao tratamento dos transtornos mentais, sendo os mais comuns a depressão e a ansiedade”, explica a chefe do departamento de Comunicação em Saúde da Prefeitura, Aline Doria.
Conforme lembra a profissional, a Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a declarar que a somatória de perdas humanas em decorrência de suicídio é superior ao número de mortes por HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios, e isso ocorre todos os anos ao redor do mundo.
Como no dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, a data foi escolhida para ser o Dia D no município. O evento denominado “Caminhada Juntos pela vida”, será aberto à toda a população. A concentração acontece às 9 horas, no início da Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, e a caminhada seguirá em direção à Praça Manoel Ribas. Na praça, haverá a apresentação da fanfarra do Colégio Vespasiano, e na sequência, ocorrerão rodas de bate-papo com diversos especialistas em saúde mental, distribuição de materiais orientativos, preparados por profissionais da área da saúde, pausa para meditação, atividades de yoga e exercícios de respiração, que ajudam a aliviar a ansiedade e o stress.
De acordo com Aline Doria, durante todo o mês a Secretaria de Saúde do município intensifica suas ações de conscientização para evitar o suicídio, com foco na valorização da vida, observando a importância de desmistificar o tema. “Em conjunto com as Secretarias Social e de Educação, são construídas estratégias em saúde mental de forma intersetorial, como a abordagem de crianças e adolescentes em sofrimento mental, sua identificação e fluxo de encaminhamento, bem como as ações específicas aplicáveis dentro das escolas do município”, destaca.
Serviço
Pessoas que passam por fases de sofrimento mental, ou mesmo sofrem com problemas de saúde como a ansiedade e/ou a depressão podem pedir ajuda em diversos canais públicos e gratuitos. Alguns desses serviços em Castro são as Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Valorização da Vida (CVV), no telefone 188, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Atendimento Móvel (SAMU), pelo telefone 192, em casos de emergência.