Da Assessoria
Tibagi – A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria da Criança e Assistência Social, realiza constantemente um encontro entre mulheres, principalmente as que moram na vila São José, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizado na unidade pública localizada no bairro.
As mulheres que participam do SCFV são referenciadas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e muitas destas são acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado – PAEF.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Tatiane Oliveira, o SCFV tem por objetivo de prevenir situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. São atividades realizadas em grupo, sendo um espaço de trocas de vivências, ampliação do universo informacional e viabilização dos direitos. São 30 mulheres que participam do grupo, o qual acontece todas as quartas-feiras das 14 horas às 16h30.
“O planejamento das atividades é embasado nos eixos orientadores do SCFV: a convivência social, direito de ser, e a participação. Há temas que as próprias participantes sugerem”, afirma Tatiane.
Ela disse ainda que os últimos temas trabalhados com as mulheres foram: a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; participação do diretor da agência do trabalhador, Everton, explicando como funciona e são ofertados os serviços da Agência do Trabalhador de Tibagi; reflexões sobre a autonomia; e tipos de violências contra criança e adolescente.