Castro e Campos Gerais receberão R$ 14,3 milhões para fortalecer a saúde especializada
Recursos fazem parte de um pacote de R$ 202,1 milhões liberado pelo Governo do Paraná para os 399 municípios e serão destinados à ampliação do atendimento especializado pelo SUS
Hurlan Jesus
Campos Gerais – Os municípios dos Campos Gerais receberão juntos R$ 14,3 milhões em novos recursos destinados ao fortalecimento do atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento integra um pacote de R$ 202,1 milhões autorizado pelo Governo do Paraná para os 399 municípios paranaenses, por meio do Fundo Estadual de Saúde.
Os recursos poderão ser utilizados pelas prefeituras para ampliar a oferta de consultas, exames, procedimentos especializados e demais serviços de média e alta complexidade, contribuindo para reduzir filas de espera e fortalecer a rede pública de saúde em todo o Estado.
Na região dos Campos Gerais, Ponta Grossa será o município com o maior repasse, totalizando R$ 6,38 milhões. Na sequência aparecem Telêmaco Borba, com R$ 1,31 milhão, e Castro, que receberá R$ 1,28 milhão. Jaguariaíva, Palmeira, Arapoti, Reserva, Carambeí, Ortigueira, Piraí do Sul, Tibagi e os demais municípios da região também foram contemplados.
O investimento faz parte da política estadual de fortalecimento da assistência especializada, permitindo que cada município aplique os recursos de acordo com suas necessidades locais, ampliando o acesso da população aos serviços do SUS.
Ao comentar o repasse, o deputado federal Beto Preto, ex-secretário de Estado da Saúde, destacou que os recursos representam a continuidade de uma política de fortalecimento da saúde municipal construída em parceria com o Governo do Paraná, priorizando o atendimento direto à população por meio das administrações municipais.
Segundo o Governo do Estado, o objetivo é garantir maior capacidade de atendimento especializado nos municípios, oferecendo melhores condições para realização de exames, consultas e procedimentos, além de fortalecer a estrutura das redes municipais de saúde.
Repasses para os municípios dos Campos Gerais
| Município | Valor |
|---|---|
| Ponta Grossa | R$ 6.385.744,00 |
| Telêmaco Borba | R$ 1.317.143,00 |
| Castro | R$ 1.285.948,00 |
| Jaguariaíva | R$ 618.528,00 |
| Palmeira | R$ 594.116,00 |
| Arapoti | R$ 447.525,00 |
| Reserva | R$ 422.926,00 |
| Ortigueira | R$ 420.002,00 |
| Carambeí | R$ 415.973,00 |
| Piraí do Sul | R$ 407.609,00 |
| Tibagi | R$ 346.358,00 |
| Sengés | R$ 293.352,00 |
| Imbaú | R$ 256.156,00 |
| Ipiranga | R$ 243.389,00 |
| São João do Triunfo | R$ 236.283,00 |
| Curiúva | R$ 234.328,00 |
| Ivaí | R$ 229.092,00 |
| Ventania | R$ 165.920,00 |
| Porto Amazonas | R$ 69.224,00 |