Vacinação contra a gripe será liberada para toda a população em Tibagi a partir de segunda-feira (29)
Imunização estará disponível nas unidades de saúde para pessoas a partir de seis meses de idade, enquanto houver doses em estoque
Da Assessoria
Tibagi – A vacinação contra a gripe (Influenza) será ampliada para toda a população de Tibagi a partir da próxima segunda-feira (29). A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde e permite que pessoas com idade superior a seis meses recebam a imunização gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
A ampliação da campanha segue orientação do Governo do Paraná e dos municípios, após análise da cobertura vacinal dos grupos prioritários e da situação epidemiológica das doenças respiratórias no Estado.
Com a chegada do inverno e o aumento da circulação de vírus respiratórios, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra casos graves da Influenza, reduzindo o risco de complicações, internações e óbitos.
Mesmo com a abertura da campanha para toda a população, a recomendação é que integrantes dos grupos prioritários que ainda não receberam a dose procurem uma unidade de saúde. Entre os públicos mais vulneráveis estão crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), mais de 10 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) já foram registrados no Estado em 2026, além de centenas de óbitos relacionados a vírus respiratórios, incluindo a gripe.
Em Tibagi, a vacina estará disponível gratuitamente enquanto houver doses em estoque. Para receber a imunização, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a procurar a UBS mais próxima e aproveitar a oportunidade para atualizar a proteção contra a gripe e outras doenças preveníveis por vacinação.
