HU-UEPG é hospital de retaguarda para Carreta Oftalmológica em Ponta Grossa

Parceria garante suporte hospitalar às cirurgias realizadas pela unidade móvel do SUS no Parque Ambiental

0 13

Da Assessoria

Ponta Grossa – A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é parceira de uma iniciativa que busca zerar as filas de espera por procedimentos oftalmológicos no município. O Hospital Universitário da UEPG (HU-UEPG) atua como hospital de retaguarda da Carreta de Oftalmologia do programa Agora Tem Especialistas, que está instalada no Parque Ambiental, em frente à Estação Saudade. A ação oferece consultas, exames e cirurgias à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estrutura enviada pelo Ministério da Saúde é um hospital sobre rodas, totalmente equipado para realizar desde exames preventivos até intervenções cirúrgicas. A unidade móvel oferece diversos serviços, como avaliações oftalmológicas detalhadas em bebês e crianças, exames de ultrassom ocular e consultas especializadas, acompanhamento para pacientes adultos com doenças degenerativas da visão e cirurgias de catarata para reversão de quadros de cegueira evitável.

A equipe multiprofissional que atua na unidade garante que o paciente saia com o diagnóstico e, nos casos indicados, com o agendamento ou realização imediata da cirurgia. Essa agilidade é fundamental para evitar o agravamento de doenças oculares que podem levar à perda definitiva da visão se não tratadas rapidamente. Para agendar uma consulta na Carreta, é preciso buscar a Unidade Básica de Saúde de referência para encaminhamento.

“São procedimentos bastante especializados e muito bem sucedidos. Normalmente, não há intercorrências, mas de qualquer maneira, o Hospital Universitário está à disposição no caso de qualquer problema, qualquer necessidade de atendimento hospitalar”, explica o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. Essa parceria com o HU-UEPG garante segurança para o processo. “Ficamos muito felizes porque estamos todos nós, todos os entes públicos nos níveis municipal, estadual e federal, nesse caso, atuando pelo bem comum, pela saúde da população, pela redução de filas”.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, destacou a importância da parceria. “Além da parte assistencial, que é extremamente importante para garantir a integração do atendimento de qualidade, oferecendo atendimento integral, atenção básica e especializada, hospitalar, essa iniciativa com a UEPG também é importante pra gente formar profissionais que tenham capacidade de atender às necessidades da população, mas também fazer pesquisa”, complementou. “Quando a gente junta ensino, pesquisa e assistência, a gente tem uma atenção de melhor qualidade com a população”.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.