Empresários de Carambeí realizam viagem técnica ao Vale dos Vinhedos para fortalecer setor de turismo
*Comitiva reuniu representantes do ramo gastronômico; objetivo foi conhecer modelos de gestão e promoção da primeira Indicação Geográfica do Brasil
Emerson Teixeira
Carambeí – Grupo de empresários do setor de turismo de Carambeí retornou nesta quarta-feira (12) de uma viagem técnica ao Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), referência nacional em turismo e primeira Indicação Geográfica (IG) reconhecida no Brasil. A comitiva integrou representantes de quatro empreendimentos locais — Tortas Wolf, Fredericas, Koffihuis Cafeteria e Het Dorp — além dos secretários municipais de Castro, de Planejamento e Patrimônio, Rodrigo Morais, e de Indústria, Comércio e Turismo, Kasciano Morais.
A iniciativa teve como foco a troca de experiências sobre estratégias de fortalecimento do turismo regional e modelos de gestão adotados no Vale dos Vinhedos, considerado um dos maiores cases de desenvolvimento baseado em identidade territorial e articulação entre iniciativa privada e poder público.
Segundo Diego Wolf, que participou representando a Associação dos Produtores de Tortas de Carambeí, a viagem ocorreu em parceria com o Sebrae e com empresas envolvidas em projetos de Indicação Geográfica. Ele destacou que a associação protocolou junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o pedido de IG das tradicionais tortas de Carambeí e busca ampliar o conhecimento técnico sobre o processo.
“A Associação dos Produtores de Tortas de Carambeí, que protocolou junto ao INPI a IG das Tortas de Carambeí, realizou uma viagem técnica, com o Sebrae e outras empresas dos Campos Gerais relacionadas à indicação geográfica, para conhecer o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS, primeira indicação geográfica do Brasil. A viagem busca conhecimento técnico, cases que transformaram o turismo, a gestão, operação e ações promocionais integradas com o intuito de fortalecer o turismo nos Campos Gerais”, afirmou.