Inmet emite alerta laranja de tempestade para o Paraná e outros três estados

Chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e risco de granizo são previstos entre quinta (13) e sexta-feira (14); Defesa Civil orienta população a redobrar cuidados

0 69

Da Redação

Castro – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestade válido desta quinta-feira (13) até sexta-feira (14) para quatro estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O aviso indica risco de chuva intensa, ventos de até 100 km/h e queda de granizo, com potencial para danos materiais, cortes de energia, queda de árvores e alagamentos.

De acordo com o Inmet, os volumes de chuva podem variar entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, o que caracteriza precipitação severa. O alerta — classificado como de grau severo — abrange centenas de municípios, incluindo Campo Grande (MS), Chapecó (SC), Cascavel (PR) e Presidente Prudente (SP).

No Paraná, estão em alerta cidades como Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Umuarama, Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Paranavaí, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Apucarana.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil e o próprio Inmet orientam que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue sob árvores e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante as tempestades.

Em situações de emergência, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Entenda o que significa o alerta laranja

O alerta laranja é emitido quando há risco moderado a alto de fenômenos meteorológicos perigosos, como chuvas fortes, ventos intensos e granizo. Esses eventos podem causar prejuízos e transtornos tanto em áreas urbanas quanto rurais. O aviso está em vigor da 0h de quinta-feira (13) até as 23h59 de sexta (14).

O Inmet recomenda que os moradores das regiões atingidas acompanhem as atualizações do boletim meteorológico e sigam as orientações das autoridades locais para evitar acidentes.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.