Saúde inicia mutirão e deve entregar 100 novas próteses dentárias até o fim do ano
Iniciativa atenderá entre 50 e 60 pacientes que estão na fila de espera há cerca de um ano
A Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um mutirão de próteses dentárias visando atender entre 50 e 60 pacientes. A ação está sendo realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica anexa à UBS Bom Jesus.
Até o final do ano, estão previstas a produção de, no mínimo, 100 próteses dentárias. A maioria dos pacientes atendidos no mutirão está na fila de espera há, pelo menos, um ano. Alguns, como a senhora Anadir Castro, aguardam desde 2020 para conseguir a prótese. “Achei muito boa a iniciativa, excelente. Agora com a prótese vai ficar bom”, comenta.
O coordenador do CEO, Marcelo Nocera, destaca que o mutirão pretende encerrar a espera por próteses dentárias em Castro. “Nós temos cerca de 300 a 350 pacientes aguardando na fila para receber as próteses dentárias. A ideia é acelerar os atendimentos e zerar essa fila em um período de curto a médio prazo”.
De acordo com o secretário de Saúde, Matilvani Moreira, a ação irá integrar os atendimentos regulares no CEO. “Mesmo com o mutirão, o nosso setor eletivo irá continuar atendendo normalmente. Vamos dobrar a produção do CEO nos próximos meses”, diz.
Já o prefeito Reinaldo Cardoso aponta que este é apenas o início do projeto, que deverá ser ampliado para as comunidades rurais. “Em 2026, a nossa ideia é também levar estes mutirões para o interior do município, ampliando o número de pessoas atendidas pela iniciativa. Os castrenses vão voltar a sorrir, ressalta.
Como funciona
Os pacientes atendidos nesta primeira fase do mutirão estavam nas filas de espera para a prótese. Eles passarão por seis consultas com os profissionais odontológicos do CEO até a entrega final, que deverá ocorrer no início de dezembro.
Novo espaço
Os investimentos com a saúde bucal em Castro também incluem a ampliação do projeto ‘Pintando um Sorriso’, voltado às crianças da rede municipal de ensino e a mudança do CEO para um novo espaço em breve, proporcionando uma maior qualidade no atendimento aos pacientes.
