Sicredi aprova incorporação de cooperativa e com isso, se fortalece ainda mais no atendimento dos seus associados

Assembleia conjunta realizada em Ponta Grossa consolida expansão estratégica do Sicredi e encaminha processo para etapa final de homologação pelo Banco Central, que oficializará a nova estrutura cooperativa.

0 76

Da Assessoria

Ponta Grossa – Em um marco significativo para o cooperativismo de crédito, as cooperativas Sicredi Força dos Ventos SP e Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP realizaram, no dia 29 de setembro de 2025, uma Assembleia Geral Extraordinária conjunta na sede regional de Ponta Grossa. O encontro teve como pauta a deliberação sobre a incorporação da Sicredi Força dos Ventos SP, aprovada por unanimidade pelos coordenadores de núcleos e conselhos das duas instituições.

A decisão representa a conclusão do rito de governança previsto pelo Sistema Sicredi, reconhecido internacionalmente pela excelência em seus processos e pela condução transparente e participativa. Com a aprovação, o processo segue agora para homologação junto ao Banco Central do Brasil, etapa indispensável para que a incorporação e a mudança oficial de nome passem a valer formalmente.

Para Manfred Alfonso Dasenbrock, Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e Diretor do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), único representante latino-americano nesse conselho internacional, o momento simboliza mais do que uma expansão territorial. ““Este é um momento histórico para o Sistema Sicredi e para todos que acreditam na força do cooperativismo. A união da Força dos Ventos SP com a Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP é mais do que uma expansão geográfica: é a soma de propósitos, culturas e pessoas que compartilham o ideal de construir uma sociedade mais próspera. Seguiremos juntos, fortalecendo vínculos e ampliando oportunidades”, afirma.

Com a homologação, a cooperativa passará a se chamar Sicredi Campos Gerais, Grande Curitiba, Vale do Ribeira e Força dos Ventos PR/SP, refletindo sua nova área de atuação, que abrangerá 51 municípios em torno de polos estratégicos. A nova configuração permitirá à cooperativa atender mais de 217 mil associados, nas suas 62 agências distribuídas em cidades dos Campos Gerais, Grande Curitiba, Vale do Ribeira, parte da Baixada Santista e o Circuito das Águas, Flores e Ventos Paulistas através dos seus mais de 1400 colaboradores.

Para Márcio Zwierewicz, presidente da cooperativa, a incorporação representa um salto em representatividade e capacidade de atuação. “Este é um marco que inaugura um novo capítulo na trajetória da nossa cooperativa — um capítulo de expansão regional, ampliação de oportunidades, alcance dos nossos programas sociais e fortalecimento da representatividade da nossa marca. A incorporação da Força dos Ventos SP simboliza um movimento de sinergia que amplia nossa capacidade de investimento, acelera a inovação e nos aproxima ainda mais das pessoas e empresas de uma região com enorme potencial de desenvolvimento.”, destaca.

A união também representa um avanço estratégico, especialmente porque a Sicredi Campos Gerais não possuía sede regional em São Paulo, além disso consolida a cooperativa como uma das 10 maiores do sistema financeiro nacional dentre as mais de 100 instituições financeiras cooperativas existentes. A nova configuração permitirá uma gestão local mais próxima das comunidades atendidas, fortalecendo os investimentos sociais, educacionais e culturais, além de ampliar as oportunidades de negócios.

Theodorus Breg, atual presidente da Sicredi Força dos Ventos SP e já eleito como futuro vice-presidente da nova cooperativa, celebra o momento ao lado do atual vice-presidente Popke Ferdinand Van der Vinne, com o qual dividirá o cargo. “Estamos muito felizes com este momento histórico. A união com a enorme potência dos Campos Gerais amplia as oportunidades para todos os nossos associados e colaboradores. Essa incorporação não é apenas um crescimento de estrutura e potencial de geração de negócios, mas a soma de propósitos, culturas e histórias que se complementam. Seguiremos juntos, levando o cooperativismo a mais comunidades e garantindo que cada associado tenha sempre com quem contar”, afirma.

Durante o processo de transição, os associados da Sicredi Força dos Ventos SP receberão novos números de conta e agência, além de novos cartões. Todo o atendimento será mantido com as mesmas agências e equipes já conhecidas, e cada associado será comunicado individualmente com orientações claras e prazos definidos. A transição será conduzida com segurança e suporte tecnológico, garantindo uma experiência tranquila e eficiente.

Entre os principais benefícios esperados com a incorporação estão o fortalecimento patrimonial, maior eficiência operacional, ampliação da base de associados, melhoria na experiência de relacionamento e incremento dos investimentos sociais nas comunidades. A consolidação da marca Sicredi no Estado de São Paulo também será potencializada, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional e com a construção de uma sociedade mais justa e colaborativa.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.