Caminho da Escarpa Devoniana recebe primeira placa

Traçado soma mais de 500 km e integra 9 municípios dos Campos Gerais

0 13

Da Assessoria

Porto Amazonas – Às margens do Rio Iguaçu, no histórico Cais do Porto, em Porto Amazonas, foi instalada em 18 de setembro de 2025 a primeira placa de entrada de trilha do Caminho da Escarpa Devoniana, apresentando trajeto, atrativos e pontos de apoio mapeados pela iniciativa. O ato simbólico marca o início de nova fase da estruturação oficial de um percurso que promete transformar o turismo regional, integrando nove municípios da região dos Campos Gerais.

As trilhas de longo curso são roteiros que conectam comunidades, locais históricos e belezas naturais por meio de caminhadas e pedaladas. No caso da Escarpa Devoniana, o caminho percorre cenários nos campos gerais do Paraná e floresta de Araucária, paisagens singulares da Mata Atlântica especialmente modelados pela transição natural entre o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense.

O Caminho da Escarpa Devoniana é um esforço conjunto, com liderança regional da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais – Adetur, apoio técnico e ambiental do ICMBio e participação ativa de prefeituras e comunidades, dentro da lógica de turismo sustentável da Rede Brasileira de Trilhas.

O projeto já soma mais de 250 km demarcados por sinalização rústica, com “pegadas” amarelas e pretas, padrão de sinalização da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, que foram acompanhadas de reuniões com comunidades e oficinas práticas de sinalização que fortalecem o engajamento local. As placas de localidade serão instaladas ao longo do caminho, em pontos-chaves da trilha de longo curso.

As placas instaladas desempenham um papel essencial na experiência do visitante, pois vão além da função de indicar direções, trazem informações sobre a história, a cultura, aspectos ambientais e atrativo da região, despertando curiosidade e valorização do patrimônio local, fortalecendo a identidade dos destinos e o sentimento de conexão com o território.

O presidente da Adetur Campos Gerais, Guilherme Forbeck, comemora: “Estamos iniciando um novo capítulo para o turismo regional. Esta trilha vai aproximar visitantes da nossa natureza e cultura, gerando oportunidades para as comunidades locais”.

O representante do ICMBio, Benjamin Bordallo, reforçou a importância da iniciativa: “A trilha é também uma ferramenta de conservação, que conduz os visitantes por áreas protegidas Federais, Estaduais e Municipais ao longo da rota. Ao conhecerem as paisagens formados pela Escarpa Devoniana, as pessoas são apresentadas aos motivos que trazem valor em preservar esse território único, suas belezas naturais e as culturas que se nela se estabeleceram, não somente nos tempos modernos, mas desde a ocupação pelos povos originários ”.

Já o Diretor do Departamento Municipal de Esporte, Recreação e Turismo, Sandro Muller Placha, reforçou o impacto local: “Com a instalação da primeira placa aqui, Porto Amazonas se firma como porta de entrada da trilha e amplia seu potencial de atrair visitantes e movimentar a economia”.

As próximas instalações destas placas estão previstas para os municípios de Ponta Grossa, Arapoti, Palmeira e Piraí do Sul.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.