Da Redação*
Castro – Foi aprovada, em segunda discussão e votação, durante sessão ordinária desta segunda-feira (18), o Projeto de Lei n° 87/2025 que denomina trecho localizado no Bairro Castroville como Rua Professora Zoé Rolim. A proposição é de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Gerson Sutil.
Durante a sessão, o vereador compartilhou fatos marcantes da vida da professora castrense, que faleceu no dia 21 de maio deste ano, aos 101 anos. “Nascida em 5 de agosto de 1923, Zoé formou-se em Letras e iniciou sua carreira no magistério. Dedicou-se ao longo de 45 anos à educação, com trajetória marcada pelo compromisso, ensino e valores humanos, deixando um legado de respeito, ética e cidadania. Sua história de serviços, amor ao próximo e à educação é admirável”, destacou o presidente.
O trecho da via que levará o nome da professora é compreendido entre as ruas Coronel Olegário de Macedo e a do Lago. Ainda segue para sanção do prefeito Dr. Reinaldo Cardoso.
Quem foi Zoé?
Filha primogênita de Ângelo Rolim de Moura e Gertrudes Fiorillo Rolim de Moura, Zoé formou-se em Letras, começou a lecionar no Colégio Agrícola em 1942, com 19 anos. Após 45 anos lecionando, aposentou-se. Dedicou sua vida ao magistério e à igreja e tinha como passatempo viajar com a fiel turma de amigas. Zoé nunca se casou, nem teve filhos.
*Com Assessoria