Encerramento de semestre marca mudanças no calendário de sessões da Câmara de Castro

Plenário retoma atividades ordinárias em agosto, com nova organização nas datas das reuniões

0 14

Emerson Teixeira

Castro – A última sessão ordinária do primeiro semestre da Câmara Municipal de Castro, realizada nesta quarta-feira (17), marcou não apenas o fim de um período legislativo agitado, mas também o anúncio de mudanças no calendário do legislativo municipal. A principal novidade é a alteração nos dias das sessões ordinárias, que deixam de ser realizadas às quartas-feiras e passam a ocorrer nas quatro primeiras segundas-feiras de cada mês, sempre às 16 horas.

A mudança foi confirmada pelo presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSD), ao final da reunião. “Comunicamos a todos que a resolução número 4 de 2025, já votada e aprovada nesta casa, que altera o regimento interno, será encaminhada para publicação na data de 17 de julho, entrando em vigor logo a seguir”, afirmou.

O primeiro semestre na Câmara de Castro foi marcado por reviravoltas políticas, com destaque para a mudança na composição da Casa após a perda de mandato do vereador Jovenil de Freitas. A cadeira de Jovenil foi assumida por Levi Napoli, após a confirmação da cassação dos votos do partido Podemos por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

Ultíma sessão do primeiro semestre de 2025. Foto: Luana Dias

 

Outros vereadores também estiveram sob o escrutínio da justiça eleitoral. Os vereadores Investigador Pedro (PP) e Renato Pandorff (PP) enfrentaram processo semelhante por suspeita de fraude à cota de gênero em sua coligação, do Partido Progressistas. Entretanto, em julgamento de segunda instância, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) reverteu a decisão que havia determinado a perda de seus mandatos.

Produção legislativa

Durante o primeiro semestre, os vereadores apresentaram 351 indicações, 388 requerimentos, quatro projetos de resolução e 94 projetos de lei ordinária — entre os já aprovados e os que ainda tramitam. Além disso, tramitaram na Casa três projetos de lei complementar.

A Câmara entra em recesso e retoma suas atividades ordinárias no mês de agosto, já com o novo dia das sessões.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.