Da Assessoria
Os idosos que residem no Lar São Vicente de Paula, em Piraí do Sul, receberam na tarde de hoje (19), a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19. Os funcionários que trabalham no asilo também foram imunizados.
A coordenadora do Lar São Vicente de Paula e técnica de enfermagem Rosangela afirma” ficamos muito agradecidos, é um sentimento de esperança mesmo, fomos agraciados com a vacina e estamos todos esperançosos, agradecemos a população, o secretário de saúde e o município por total apoio, pois sem eles não conseguiríamos desenvolver um bom trabalho com todos os IPIS necessários.”
“Para nós aqui do asilo a vacina é significado de esperança, da vida voltar ao normal, de nós termos o contanto com o mundo externo, de ter uma qualidade melhor de vida para nossos idosos e ter a certeza de estarmos protegidos, mas claro temos um longo caminho pela frente, devemos continuar usando máscara, higienizando as mãos e 50% agora é a nossa parte que temos que fazer. Estamos muito felizes e se sentindo muito abençoada, a vacina veio para nós como uma benção mesmo nesse momento, sempre digo que nós piraienses somos vitoriosos porque o nosso Lar tem sindo muito abençoado pois não temos casos,” disse Luana assistente social do asilo.
“Considerando ser a população idosa um dos segmentos mais vulneráveis ao contágio pelo coronavírus, a vacinação dos residentes e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) é fundamental.
Os residentes das ILPI´s frequentemente têm mais de 70 anos, são portadores de doenças crônicas e dependentes quanto à funcionalidade, necessitando de cuidados médicos e pessoais, realizado pelos funcionários das instituições. Essas condições colocam os residentes das ILPI em maior risco de infecção e de morte pela COVID-19.
Os funcionários, que realizam os cuidados nas ILPI, podem ser assintomáticos quanto ao SARSCoV-2, sendo importante na cadeia de transmissão da COVID-19 aos residentes. Por isso, a vacinação é um ponto importante para o rompimento desse ciclo de transmissibilidade,” enfatiza o secretário municipal de Saúde, Júlio Cesar Sandrini.