Redação do Enem 2020 foi ‘O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’

0 24

Matheus de Lara

Após várias decisões de adiar o Enem 2020 por defensorias sobre a propagação do coronavírus, a justiça manteve a realização neste domingo (17) o primeiro dia de provas impressas em boa parte do país. Em Castro não foi diferente e várias escolas municipais e estaduais, abriram as portas para que os candidatos fizessem o Exame com todas as medidas de segurança contra a Covid-19.

O tema da redação foi ‘o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’. Os candidatos seguiam três textos motivadores para elaborar a redação, em um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas.

No primeiro dia das 13h30 às 19 horas, também foi aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias e a temida redação. Ao todo foram 90 questões resolvidas entre Geografia, História, Filosofia e Português.

O índice de abstenção do Enem 2020 ficou em 51,5%, segundo o INEP que divulgou na noite de domingo (17), atingido um recorde de candidatos que não compareceram aos locais de provas. O motivo é pela pandemia e também por milhares de alunos, que ficaram sem aula e sem acesso aos conteúdos curriculares, ainda mais por conta da diferença social entre estudantes de escolas públicas e privadas.

Em comparação as outras edições, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), aumentou os locais de provas em todos os municípios, para que cada sala suportasse 50% de alunos, respeitando a distância de segurança. Os portões abriram meia hora mais cedo às 11h30, para evitar aglomeração na entrada e fechou pontualmente às 13 horas.

O segundo dia de aplicação da prova no domingo (24), será de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias, a serem respondidas das 13h30 às 18h30. A versão digital está marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!