Subsídio do transporte rural é aprovado

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Da Redação

O transporte público em Castro poderá ter um novo recomeço e uma nova história, com a aprovação do Projeto de Lei (PL) 12, de autoria do executivo municipal, que visa subsidiar as tarifas do transporte público ligando Castro ao interior, em especial a linha Socavão, a mais utilizada pelos usuários.

Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, na quarta-feira (20), agora segue para a sanção do prefeito. Atualmente, custos altos, e a inviabilidade das linhas fizeram com que a nova empresa detentora da concessão desistisse de operar e realizar o transporte rural ligando Castro à cidade. Os quase 800 quilômetros de estradas rurais, com linhas de transporte, demonstram que a população está bastante espalhada no meio rural de Castro.

Ocorre que, desde dezembro, com a saída da antiga concessionária, o município viveu uma ‘gangorra’ entre licitação, aprovações e desistência das empresas de transporte. O próprio prefeito concordou, por meio de seu PL enviado para apreciação da casa, que o transporte só dava prejuízo às empresas, devido ao alto custo operacional e também a alta adesão por parte de usuários idosos e portadores de alguma deficiência- estes possuem passagens grátis. Nem mesmo com os R$ 12 oferecidos – acima dos R$ 10
(valor cobrado até 2023), convenceu a empresa a permanecer operando a linha Castro a Socavão.

Vale lembrar que boa parte da população castrense reside no interior, o que demonstra a importância de um sistema eficiente para o transporte.

Justificativa

Quando enviou à mesa diretora da Câmara o projeto, Alvaro Telles levantou alguns pontos para convencer da importância da aprovação. “(…) O modal de transporte público coletivo, além de ser duramente atingido pela pandemia, necessitou da atuação pronta e eficaz dos gestores públicos, de forma a garantir a continuidade da prestação desse serviço, que passa por um período de readaptação à conjuntura. Ocorre que o modal atualmente empregado no município de Castro não mais se sustenta, em decorrência da conjugação de dois fatores, por um lado a baixa demanda de usuários pagantes do sistema, e de outro lado o elevado número de gratuidades criadas para atender idosos e deficientes físicos”, justificou o chefe do executivo.

Apesar do subsídio poder garantir bom desconto ou até mesmo a gratuidade, até a tarde de quinta-feira (21) ainda não havia valores. Conforme o prefeito, no Decreto Municipal nº 199/2024, que declarou situação de emergência no transporte público rural em Castro, “(…) a forma mais célere e eficaz, que tem sido adotada por vários gestores se revela no subsídio tarifário, que vem como verdadeiro auxílio às concessionárias dos serviços de transporte coletivo, mas não somente isso, também como forma de controle do preço final da tarifa ao seu usuário final, o que se mostra muito relevante”, explicou o documento.

Enquanto o projeto tramita na Casa de Leis, a população rural aguarda, anciosamente, a volta do coletivo próximo de suas casas, já que a rotina foi duramente afetada sem eles, com pessoas tendo dificuldades de locomoção para ir trabalhar, estudar, ir ao médico ou até mesmo a uma agência bancária.

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