Da Redação*
Foi votado e aprovado pela Câmara de Vereadores de Castro, na sessão de quarta-feira (18), projeto de lei nº 68/2023, que cria os jogos da pessoa idosa na cidade. A autoria é do vereador Guto Beck.
Outro projeto de lei de autoria de Beck, que trata de sinal intermitente em semáforos da cidade, também foi votado e aprovado. Guto Beck justifica a proposição por se tratar de questão de segurança, para coibir possíveis assaltos que possam ocorrer durante a noite e madrugada. Ele comentou que o secretário de Segurança, Sérgio Oliveira, também aprovou a ideia e que a previsão é que seja colocado ainda nos próximos dias, após sanção do prefeito Álvaro Telles.
Quanto ao Jogos da Pessoa Idosa de Castro, aprovado pela Casa de Leis, deve ser implantado após parecer favorável do prefeito.
Guto Beck mostrou-se contente. Ele conseguiu assinatura de todos os demais vereadores para esse projeto de lei, ficando todos como coautores. Em sua fala, o vereador explica que “todo projeto que leva a assinatura de todos parlamentares toma uma força e proporção maior, tendo mais importância junto aos secretários e prefeito, para o executivo realizar a atividade”. O vereador destaca que os Jogos da Pessoa Idosa de Castro segue exemplo dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca), sucesso a anos. Os Jogos da Pessoa Idosa vem ao encontro a melhoria na qualidade de vida, projeto inovador, que insere os idosos nas atividades desportivas e sociais. Além dos jogos, continua Beck, isso pode ativar escolinhas de esportes aos idosos, como escolinha de futsal, vôlei, tênis de mesa, jogos de mesa, entre outros. Também possibilita a construção de locais novos, como exemplo uma quadra de bocha e mesa de jogos em praças.
“No ano passado realizei via requerimento, solicitação dos jogos ao secretário de Esporte e Juventude, e recebi como resposta que haveria estudos, porém, após um ano junto a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social foi realizado o festival esportivo, isso demostrou que agora existe esse estudo, e agora com essa Lei podemos seguir para um passo maior”, agradecendo aos secretários Renato Pandorff e Michele Fadel, complementa.
Ao final da sessão, o vereador agradeceu a todos os demais vereadores pela participação. Guto foi chamado de Pai dos Idosos e gostou da denominação, pois citou que gostaria de ter toda a experiência que eles tem e todos os ensinamentos que tem a passar, citou. Augusto Beck destacou frase muito falada, que respeitar a pessoa idosa é respeitar nosso próprio futuro.
Os vereadores Augusto Beck e Zé Nocera cobraram do executivo possibilidade de demolição da antiga lanchonete da Prainha, na Vila Santa Cruz. “Precisamos urgente, antes que aconteça algo com algum munícipe”, explica Guto Beck.
Zé Nocera, que nas últimas sessões tem levado o assunto a discussão, lembrou que o local está abandonado e não há o mínimo de segurança para os munícipes que passam por aí. “Prefeito faça demolição, coloca um parquinho”, finalizou o parlamentar.
Além destes, outros dois projetos de leis sobre doação de terrenos públicos do município para o estado foram apreciados e aprovados pela casa. Em uma das leis, de autoria do executivo municipal, o terreno do Colégio Estadual Fabiana Pimentel, no distrito do Socavão, será destinado ao estado.
*Com Assessoria