E O 1º ESCALÃO?
Muito se especula quanto aos nomes que ocuparão o primeiro escalão do governo Reinaldo Cardoso (MDB), inclusive, uma lista que mais pareceu um chute, trazia alguns que nem de perto se imagina. Por outro lado, Dr. Reinaldo vai ter que se cercar daqueles que estiveram ao seu lado, e nesse quesito, fica fácil de apostar.
NOVAS PASTAS
Não se pode esquecer que há pastas que mudarão de nome, outras que serão criadas, algumas bastante importantes, a exemplo da Secretaria da Mulher – que incluirá Inclusão – e de Inovação. A expectativa é grande para essas mudanças que prometem ser o divisor de águas entre o agora e o futuro de Castro.
NOVA ELEIÇÃO
Na segunda-feira (11), a Assembleia Legislativa do Paraná realiza uma nova eleição para os dirigentes da Casa no biênio 2025/26, após um Projeto de Resolução apresentado nesta segunda-feira (4) pedir a anulação do pleito ocorrido em agosto.
MESMOS NOMES
O projeto que deve ser analisado na terça-feira (5) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de tramitar nas demais comissões e seguir a Plenário, não altera os ocupantes da Mesa eleitos anteriormente. Isso quer dizer que o deputado estadual (por força de liminar) Moacyr Elias Fadel Junior continuará na 3ª vice-presidência da Casa, que na verdade, não quer dizer muita coisa.
SEGURANÇA JURÍDICA
O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), explicou que a decisão busca dar segurança jurídica à eleição da Mesa após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ingressar com uma série de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) contra a antecipação de eleições em várias Assembleias do país.