CURSO SUPERIOR
É lamentável que Castro não possua políticas públicas voltadas a trazer um curso universitário presencial. Quem conhece a realidade do município, sabe que até bem pouco tempo a cidade gozava de Zootecnia, através da UEPG, a custo zero para o aluno, mas foi perdido por total desinteresse.
CURSO SUPERIOR II
Antes de Zootecnia, cursos como Administração, Educação Física e até Letras foram ofertados no município, mas também foi passageiro, assim como chegou, foi embora, e desde então, só paliativos como o custeio do transporte de estudantes.
AUXÍLIO AO ESTUDANTE
A proposta de auxílio ao estudante que precisa deslocar-se para Ponta Grossa, para estudar, universitário ou não, é apenas uma forma de tapar o buraco dessa deficiência de oferta de estudo em Castro. E, mesmo assim o número também é insignificante. Hoje são 40 que se beneficiarão, mas no passado chegou a ser bem mais.
INDICATIVO DE GREVE
A prefeita Elisangela Pedroso (PSB), de Carambeí, bem que tentou com o seu discurso progressista e reajuste real de 8%, além de outras vantagens, concedido aos servidores públicos municipais – sejam eles professores ou não -, evitar o indicativo de greve que se anunciava. Não teve jeito e o sindicato da categoria marcou para o dia 27 deste mês uma paralisação. A proposta da classe é equiparação do salário a lei do piso nacional. O município já adiantou que para isso seria necessário o aumento de receita. E agora?