Trote Solidário arrecadará donativos na próxima terça (24) e quarta (25)
Ação envolve centenas de estudantes e busca ampliar apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social
Da Assessoria
Ponta Grossa – Calouros e veteranos das Engenharias, Zootecnia e Arquitetura, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vão se unir nesta terça (24) e quarta (25) em mais uma edição do tradicional Trote Solidário. Ao longo dos dois dias, cerca de 500 universitários percorrerão diferentes bairros da cidade arrecadando alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza diretamente de porta em porta.
A iniciativa, que transforma a recepção dos calouros em gesto concreto de solidariedade, ocorre anualmente e é organizada pela Atlética Los Bravos, em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social.
“No ano passado, recebemos mais de 2 toneladas de donativos, que foram integralmente destinados ao Banco de Alimentos para atender às famílias em situação de vulnerabilidade. Este ano contamos com a colaboração de toda a população para superarmos essa marca juntos e seguirmos combatendo a insegurança alimentar”, afirma a secretária responsável pela pasta, Camila Calisto Sanches.
O presidente da Atlética Los Bravos, Gustavo Colman, não esconde o entusiasmo ao falar sobre as metas para 2026. “A nossa expectativa é arrecadar entre 2,5 e 3 toneladas ao longo de terça e quarta-feira. É um número ambicioso, mas acreditamos na generosidade da nossa comunidade, que sempre nos recebe muito bem”, revela.
Colman destacou ainda que o engajamento começa antes mesmo do início oficial da arrecadação. “A recepção aos calouros acontece já na segunda-feira, e é nesse momento que apresentamos a eles essa tradição. Queremos que eles iniciem sua vida universitária já conectados com a responsabilidade social que nos move, porque fazer parte desta Atlética vai muito além do esporte — é sobre impacto real na vida de pessoas que precisam”, conclui.
Além de receber os universitários em casa, a comunidade também pode contribuir nos postos de coleta instalados nos supermercados Condor do Jardim Carvalho e Nova Rússia (próximo à rodoviária).