TARJA PRETA: Proposta de emenda de Sutil ao PL do auxílio-alimentação contempla 5 vereadores e não 13
*Parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), se posicionando favorável pela cassação do mandato do vereador Jovenil Rodrigues de Freitas, é mais uma ducha fria para o parlamentar
PELA CASSAÇÃO
Depois de uma aparente calmaria, o parecer do Ministério Público Eleitoral, se posicionando favorável pela cassação do mandato do vereador Jovenil Rodrigues de Freitas, é mais uma ducha fria para o parlamentar que na quarta-feira (26) participa da terceira sessão dessa legislatura.
TRE DECIDIRÁ
Em dezembro do ano passado, a Justiça Eleitoral em Castro já havia se posicionado pela cassação do mandato de Jovenil. Agora, com o parecer do Ministério Público Eleitoral, o processo sobe para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que seria a segunda instância. Se não houver cartas nas mangas, a exemplo do que ocorreu com um certo deputado junto a uma certa Corte, tudo leva a crer que Jovenil venha a perder o mandato.
LEVI ASSUME
Nessa entoada e com o recálculo, a cadeira de Jovenil iria para o primeiro suplente, Antônio Levi Napoli Pinheiro, que obteve 905 votos. Jovenil de Freitas alcançou 654 votos e a última vaga entre os 13 vereadores. Para os que não acompanham o caso, Jovenil está sendo responsabilizado por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. O que pesa forte contra o vereador é o fato de que a candidata Maria Cristina Pereira da Silva, de seu partido, sequer obteve um voto, nem o seu, e realizou movimentações financeiras consideradas insignificantes.
5 EM VEZ DE 13
Está equivocado o vereador presidente, Gerson Sutil, ao classificar como tendenciosa a matéria veiculada pelo Página Um News na edição de sexta-feira, nº 3816. A reportagem intitulada ‘Sutil propõe auxílio para vereadores’, publicada na página 3, é bastante clara quando afirma que o vereador amplia o alcance do auxílio-alimentação possibilitando que cinco vereadores, servidores da Prefeitura de Castro, sejam também beneficiados.
CORREÇÃO
O que Sutil tem razão, e o Página Um News reconhece e fez questão de corrigir pela sua lisura de sempre, promovendo uma ‘Correção’ em impressão anexa a edição nº 3816, refere-se ao texto de chamada de capa, e no Editorial (página 2), edição impressa de sexta-feira (21). No texto de capa afirmou-se que seriam treze vereadores os beneficiados com a proposta do auxílio-alimentação. Neste caso houve um erro de digitação ao não constar o termo ‘cinco dos’ na frase “entre os beneficiados estariam cinco dos 13 vereadores”. Quanto ao Editorial, colocou-se que Sutil seria um dos vereadores a receber esse benefício, o que não é verdade. Sutil é apenas o autor da emenda que propõe o auxílio-alimentação para os cinco vereadores, servidores públicos do município, e ele não está nessa lista.