Emerson Teixeira
Especial Página Um News
Carambeí – A crise no abastecimento de água em Ponta Grossa, que tem gerado polêmica e mobilizado autoridades, agora chegou a Carambeí. No entanto, diferentemente do município vizinho, onde a população enfrenta dificuldades com a distribuição, em Carambeí o problema não é a escassez, mas sim a exportação de água.
Desde sexta-feira (21), carretas bi-trem e caminhões pipas se revezam em frente a sede da Sanepar em Carambeí para abastecer os caminhões com água que tem como destino Ponta Grossa. Segundo informações da assessoria de comunicação da Sanepar, desde sexta-feira, já foram transportados “904 metros cúbicos” de água para o município vizinho.
Um leitor do Página Um News, que enviou as imagens, questionou sobre o fato da água ser transportada para Ponta Grossa e se isso não prejudicaria o abastecimento em Carambeí. A Sanepar esclareceu que é uma medida adotada em emergência. “Não há nenhum impedimento legal no transporte de água de um sistema da Sanepar para outro, já que este é um procedimento que a Companhia adota em situações emergenciais de abastecimento. A manobra não afeta o sistema de Carambeí, que está operando normalmente, com a distribuição de água regular. Não há qualquer risco de falta-d’água na cidade”, esclarece.