Da redação
Nesta quinta-feira (5), será realizada a solenidade de Passagem de Comando do 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (5º Esqd C Mec), em Castro. O Capitão de Cavalaria, Rodolfo Figueiredo Amim, transmite o cargo ao também Capitão Diego Lopes de Paula, oriundo da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).
O evento será presidido pelo comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General de Brigada Fábio Cordeiro Pacheco, e contará com a presença de autoridades civis e militares.
O evento militar e também festivo compreende a cerimônia interna e troca de lembranças, seguida da inauguração do retrato do comandante substituído e a solenidade de formatura de passagem de comando.
5º ESQD C MEC
O 5º Esqd C Mec é a tropa de reconhecimento e segurança da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, sediada na cidade de Ponta Grossa. O “Centauro dos Campos Gerais”, como o Esquadrão gosta de ser chamado, está organizado em dois Pelotões de Cavalaria Mecanizado (Pel C Mec), sendo os meios operacionais e, ainda, Pelotão de Comando e Apoio (Pel C Ap) e uma Base Administrativa (Base Adm). Possui, como meios de combate, Viaturas Táticas de Reconhecimento “Marruá”; Viaturas Blindadas de Reconhecimento “Cascavel” e Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal “Urutu”.
Instalado em Castro, o 5º Esqd C Mec possui efetivo aproximado de 220 homens e boa infraestrutura em sua área. Conta com quadra poliesportiva, campos de futebol, pista de atletismo, duas casas de hóspedes, vilas militares de oficiais e sargentos, biblioteca, galpão de eventos, pista de treinamento e circuito e de pentatlo militar e estande de tiro, contando ainda com acesso rápido a rodovia PR-151, principal ligação entre Ponta Grossa e o Estado de São Paulo.