Veja vídeo: Rio São João amanhece com indícios de poluição ambiental

0 130

Vinicius Machado*

Especial Página Um News

Carambeí– Vídeos e imagens que circulam pelas redes sociais mostram o rio São João, onde fica a famosa Cachoeira do Tamanduá, com coloração diferente e muita espuma, o que pode ser indício de poluição ambiental.

Divulgado na terça-feira (27), o vídeo causou discussão nas redes sociais e movimentou autoridades locais a acompanharem o caso. A contaminação teria afetado a cachoeira, e supostos dejetos de animais poderiam ter sido a principal causa, visto que moradores identificaram e sentiram o odor característico no local

Nesta quarta-feira (28), equipe de reportagem do Página Um News esteve na região para apurar a situação. Foi possível ver que as águas do rio já estão com aparência mais próximas da normalidade, mas apenas análises poderão indicar se o local foi contaminado e afetado por determinado produto ou até dejetos provenientes de propriedades que escorreram sobre o rio. O local não foi interditado e está aberto ao público.

O Batalhão de Polícia Ambiental- Força Verde acompanhou a situação junto com a pasta do Meio Ambiente da prefeitura. À reportagem, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, falou sobre o assunto.
“Antes de aparecer os vídeos já tínhamos pedido fiscalização da Força Verde e eles estiveram em algumas propriedades hoje pela manhã [desta quarta-feira]”, explica a chefe do executivo.

No local, a equipe conversou com o vereador Professor Sandro, que também compareceu na região para verificar a situação. Para ele, “primeiro a questão Ambiental e também de saúde pública, pois, o local é frequentado por muitas pessoas. Sabemos que a secretaria de Meio Ambiente não possui técnicos da área, mas vamos trabalhar para propor legislação que exija coleta e análise da água periodicamente assim como vistorias. Esse caso veio a conhecimento de todos graças aos moradores da localidade que denunciaram o caso. Nosso papel é estar junto da população atendendo denúncias e reivindicações, esperamos uma ação efetiva do executivo”, lembra o vereador.

Durante às diligências, a Força Verde localizou e encaminhou o responsável à Delegacia de Polícia Civil, onde foi feito o Boletim de Ocorrência. O autor responderá pelo crime ambiental.

*Com supervisão de Bianca Martins

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.