Tombamento de caminhão interdita totalmente a BR-277 na divisa entre Palmeira e Balsa Nova
Acidente ocorreu no km 152 e não há registro de vítimas
Emerson Teixeira
Palmeira – Um tombamento de caminhão provocou a interdição total da BR-277, na altura do km 152, na divisa dos municípios de Palmeira e Balsa Nova, na manhã desta terça-feira (16). O acidente envolveu um caminhão Volvo, com composição de nove eixos, que transportava carga de madeira. Segundo as informações apuradas, o último semirreboque destravou, ocasionando o tombamento. Não houve vítimas.
Diante do bloqueio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) passou a orientar os motoristas sobre rotas alternativas. Para veículos leves e pesados que seguem de Curitiba para o interior, com destino à região Oeste do Paraná, como Guarapuava e Cascavel, a recomendação é seguir pela BR-376, sentido Ponta Grossa, acessar a BR-373, em direção a Prudentópolis, e, mais à frente, retornar à BR-277 pelo trevo do Relógio.
Já para os motoristas que vêm da região Oeste pela BR-277, a orientação é que, no trevo do Relógio, acessem o sentido Prudentópolis/Ponta Grossa e, ao chegar em Ponta Grossa, utilizem a BR-376 no sentido Curitiba.

Por volta das 8h30, o fluxo de veículos no local passou a operar no sistema “pare e siga”, permitindo a liberação parcial do tráfego enquanto as equipes atuam na remoção do veículo e da carga.
A Via Araucária, concessionária responsável pelo trecho, também divulgou orientações aos motoristas. Segundo a empresa, é possível realizar um desvio na altura do posto da PRF, seguindo pela BR-376, realizando retorno por dentro da colônia de Witmarsum e acessando novamente a BR-277. No entanto, a concessionária alerta que a colônia não comporta tráfego intenso, e a recomendação vale apenas para veículos pequenos e médios.
Como rotas alternativas, a Via Araucária indica, no sentido interior, o uso da BR-476 até o município da Lapa e, em seguida, a PR-427, com retorno à BR-277. No sentido Curitiba, a orientação é acessar a PR-427, seguir até a BR-476, na Lapa, e então continuar o trajeto até a capital.