Da Redação
Castro – O secretário de Segurança Pública de Castro, Fábio Pinheiro, participou nesta terça-feira (25) de uma reunião para tratar dos programas “Vida” e “Mulher Segura”, que serão implementados em todo o Paraná nos próximos dias.
No município de Castro, as ações relacionadas ao programa já estão em andamento por meio da Polícia Militar e, segundo o secretário, também serão dirigidas pela Polícia Civil e implantadas pela Guarda Municipal. Pinheiro destacou a relevância da iniciativa e lembrou que, durante sua atuação como policial militar, já realizou trabalhos de apoio a mulheres vítimas de violência.
“Fazíamos visitas a mulheres vítimas de violência e acompanhamos o cumprimento das medidas protetivas há bastante tempo. Esse trabalho continua e, com esse novo programa, o alcance será ampliado. Nossa Guarda Municipal também estará envolvida, pois a segurança das mulheres será uma de nossas prioridades”, afirmou.
O encontro contou com a presença do comandante da Guarda Municipal de Castro, Luciano Fidelis Pereira, e do comandante da 3ª Companhia da PM de Castro, tenente Bruno Araújo. Os representantes participaram da reunião na sede do 1º Batalhão da Polícia Militar, em Ponta Grossa, junto ao 4º Comando Regional da Polícia Militar, representados pelo coronel Renato Taborda, e pelo comandante do 1º BPM, coronel Alexandre Dias. Também estiveram presentes o secretário de Segurança Pública de Ponta Grossa, Guilherme Rangel; o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial, Dr. Nassif Nassif Palma. O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Hudson Teixeira, participou por videoconferência.
O Programa Mulher Segura Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado que tem como objetivo fortalecer o combate à violência doméstica e ao feminicídio, promovendo palestras sobre empoderamento feminino, direitos das mulheres e orientação sobre os órgãos da rede de proteção à mulher. A ação também inclui escritórios de defesa pessoal, primeiros socorros e prevenção de crimes.