Proprietário é multado em R$ 71 mil após corte ilegal de 101 araucárias e destruição de vegetação nativa

0 108

Da Redação

Sengés – Grave infração ambiental foi flagrada nesta semana por equipes do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAm), da Polícia Militar, no município de Sengés, nos Campos Gerais. A ação, divulgada na tarde desta quinta-feira (17), ocorreu após uma denúncia anônima feita por meio do canal 181.

No local, na região do Bairro dos Limas, os policiais constataram o corte ilegal de 101 árvores de pinheiro-do-paraná (araucária), espécie ameaçada de extinção e protegida por legislação federal. Além das araucárias, houve a supressão de vegetação nativa em uma área de aproximadamente 2,72 hectares.

De acordo com a Força Verde, o proprietário da área não apresentou qualquer tipo de autorização ambiental para o desmatamento, o que configura crime ambiental. Ele foi autuado administrativamente em R$ 71.500 e também deverá responder criminalmente pelos danos causados ao meio ambiente.

A Polícia Ambiental reforça que o corte de espécies protegidas, como a araucária, só é permitido mediante autorização específica do Instituto Água e Terra (IAT). A prática ilegal compromete a biodiversidade e afeta diretamente os ecossistemas da região.

Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas, de forma anônima, pelo telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.