Policial militar orienta mãe por telefone e salva bebê engasgado em Castro
Recém-nascido de 30 dias voltou a respirar após manobra orientada pela PM; criança recebeu atendimento do Samu e passa bem
Da Redação
Castro – Uma policial militar do 1º Batalhão da Polícia Militar salvou a vida de um recém-nascido na noite de terça-feira (6) em Castro, nos Campos Gerais. O bebê, de apenas 30 dias, estava engasgado com leite e apresentava dificuldade respiratória quando a mãe ligou para o telefone de emergência 190 pedindo ajuda.
Segundo a corporação, durante a chamada a mãe relatou que a criança não se mexia e tinha sinais de ausência de movimentos. De imediato, a policial repassou, por telefone, orientações técnicas para a desobstrução das vias aéreas, com a aplicação da manobra de Heimlich adaptada para lactentes, enquanto acionava simultaneamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Após seguir as instruções, o bebê apresentou melhora progressiva, retomando gradativamente a respiração. Na sequência, a equipe do Samu chegou ao local e realizou os atendimentos médicos necessários.
A Polícia Militar destacou que o preparo técnico e a pronta atuação da agente foram decisivos para o desfecho positivo da ocorrência.