Polícia Militar lança ações de Policiamento de Proximidade em Castro
Iniciativa busca aproximar comunidade e PM, com viaturas posicionadas no centro e criação de grupos de segurança no WhatsApp
Emerson Teixeira
Castro – A Polícia Militar deu início, na manhã desta terça-feira (7), às ações de Policiamento de Proximidade na área da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Castro. O efetivo está concentrado na região central da cidade, com viaturas posicionadas na Praça Senador Souza Naves, em uma operação que marca a nova estratégia de atuação da corporação junto à comunidade local.
O lançamento contou com a presença do comandante da 3ª Companhia da PM de Castro, tenente Bruno Araújo Oliveira, e do comandante do 17º BPM de São José dos Pinhais, tenente-coronel Freitas, que veio à cidade para difundir as boas práticas já aplicadas em sua unidade.
Segundo o tenente Bruno, o objetivo é fortalecer a relação entre a Polícia Militar e os moradores. “As ações de policiamento de proximidade buscam o estreitamento de laços entre a Polícia Militar e a comunidade. É um método diferenciado de ações, voltado ao aumento da qualidade de vida da população através da segurança pública”, explicou.
Nesta primeira etapa, que começou em Castro e será estendida aos demais municípios da área do 1º BPM, serão criados grupos no WhatsApp para troca de informações de segurança entre policiais e comerciantes. “Queremos trazer maior publicidade aos trabalhos e atender de forma mais efetiva às demandas locais. A polícia militar presta serviços ininterruptos, mas nem sempre a população toma conhecimento das atividades preventivas desenvolvidas no dia a dia”, acrescentou o comandante.
Bruno destacou ainda que o novo método não substitui os canais oficiais da corporação. “É importante salientar que este método não elimina os canais oficiais da PMPR. Urgências e emergências devem ser canalizadas via 190, e sempre fomentamos que denúncias anônimas sejam realizadas ao sistema 181.”
O tenente-coronel Freitas ressaltou que o modelo adotado em São José dos Pinhais vem apresentando resultados expressivos. “No 17º BPM, as ações de policiamento de proximidade são executadas há mais tempo e vêm trazendo ótimos resultados à segurança, agilizando a troca de informações entre a comunidade e a PM, e favorecendo a identificação de suspeitos e de autores de crimes.”
De acordo com o tenente Bruno, os números da segurança pública em Castro mostram avanços em 2025. “Nossos principais indicadores criminais apresentam reduções em relação a 2024, a exemplo de roubos, furtos e homicídios. Com o policiamento de proximidade, esperamos aumentar o potencial de identificar, em flagrante, autores de delitos e desordens, mas principalmente trazer mais segurança objetiva, através de presença, à nossa comunidade”, concluiu.