Polícia Civil devolve mais de 50 celulares recuperados a vítimas de roubo e furto
Ação RecuperaCell, realizada em todo o Paraná, já possibilitou a restituição de milhares de aparelhos aos proprietários
Da Redação
Ponta Grossa – A Polícia Civil do Paraná (PCPR) devolveu, nesta terça-feira (17), mais de 50 celulares aos seus respectivos proprietários por meio da ação RecuperaCell. A entrega foi realizada pelo Setor Operacional da 13ª Subdivisão Policial e integra uma força-tarefa estadual que, nos últimos meses, já resultou na recuperação de milhares de aparelhos roubados ou furtados em todo o Paraná.
Segundo a PCPR, a identificação dos celulares e de seus donos foi possível a partir da análise das informações registradas nos boletins de ocorrência. Por meio do número do IMEI — código único de identificação de cada aparelho — os policiais conseguiram individualizar os celulares recuperados e entrar em contato com as vítimas para que comparecessem aos eventos de devolução.
A Polícia Civil ressalta que a recuperação dos aparelhos só foi possível nos casos em que as vítimas informaram o número do IMEI no momento da confecção do boletim de ocorrência. O dado é considerado essencial para o rastreamento e a localização dos celulares em ações de combate a crimes de roubo e furto.

Diante disso, a PCPR orienta que vítimas que ainda não tenham informado o IMEI procurem a delegacia para complementar o boletim de ocorrência. Já aquelas que ainda não realizaram o registro devem comparecer à unidade policial mais próxima para formalizar a ocorrência. Nos casos de furto, o registro também pode ser feito de forma online, por meio do site oficial da Polícia Civil do Paraná.
O IMEI pode ser encontrado na caixa original do aparelho, na nota fiscal de compra ou nos dados da conta do Google ou do sistema IOS vinculada ao celular, informações que facilitam a identificação e aumentam as chances de recuperação em operações como o RecuperaCell.