PM cumpre 56 mandados em várias regiões para combate ao tráfico e homicídios

PM cumpre 56 mandados em várias regiões para combate ao tráfico e homicídios

AEN

A Polícia Militar cumpriu 26 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão em vários municípios, nesta sexta-feira (10), para desarticular organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas e homicídios. O foco maior das ações foi o Litoral, nas cidades de Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná. Dos 56 mandados expedidos, 12 foram cumpridos em estabelecimentos penais da Região Metropolitana de Curitiba e de Londrina contra pessoas que já estavam presas e respondiam por crimes.

A Operação Alcântara foi coordenada pelo Centro de Inteligência da Polícia Militar, com apoio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Houve ainda apoio do Ministério Público e dos integrantes do Departamento de Polícia Penal.

“O Litoral é um ambiente fértil para escoamento de drogas. A PM vem monitorando e desenvolvendo ações para coibir isso e o resultado de hoje mostra que estamos reestabelecendo o controle e evitando que a população seja atingida pela violência”, detalhou o comandante do BPChoque, major Paulo Renato Aparecido Siloto.

De acordo ele, a operação foi planejada a partir de um trabalho de inteligência com coleta de dados e análise de crimes e, ainda, a partir do desenvolvimento de operações anteriores feitas no Litoral. Essas ações fazem parte de um trabalho da PM prévio à operação Verão Paraná – Viva a Vida.

“As ações de inteligência subsidiam as operações da PM em todo o Estado, as quais têm resultado na articulação de ações estratégicas e evitado o enfrentamento entre grupos criminosos, retirando de circulação os líderes dessas organizações e, consequentemente, reduzindo os índices de criminalidade”, explicou o major.

Os mandados de busca e apreensão e de prisão foram cumpridos nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Toledo, Londrina, Peabiru, Apucarana, Jaguapitã, Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná, além de Cerqueira César, em São Paulo. Foram apreendidos uma pistola de calibre 9mm e 30 invólucros de maconha prontos para venda.

Bloqueio de contas

Além de prisões e apreensões, a Polícia Militar, em conjunto com o Poder Judiciário, conseguiu o bloqueio judicial de 15 contas bancárias utilizadas para a movimentação financeira do crime organizado. “Os integrantes dos grupos, alvos da operação de hoje, tinham uma coordenação e movimentavam o tráfico, além do uso e cessão de armas para cometimento de vários crimes no Litoral”, disse Siloto.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!