ASSISTA – Operação “Tolerância Zero” prende 32 suspeitos de tráfico no centro de Ponta Grossa
Forças de segurança unem esforços e desmontam rede criminosa que atuava em pontos estratégicos da região central da cidade; 85 quilos de drogas foram apreendidos
Da Redação*
Ponta Grossa – A Polícia Civil do Paraná e a Guarda Civil Municipal deflagraram, na manhã desta terça-feira (1º), a Operação Tolerância Zero, uma força-tarefa que resultou na prisão de 23 adultos e na apreensão de 9 adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas na região central de Ponta Grossa. A ofensiva, que reuniu ações de inteligência, monitoramento por câmeras e operações em campo, é resultado de 45 dias de investigações coordenadas pela 13ª Subdivisão Policial e pela Delegacia do Adolescente.
Durante a operação, seis mandados de busca e apreensão domiciliares foram cumpridos em pontos estratégicos do centro da cidade, como a Rua Fernandes Pinheiro, Parque Ambiental, Tenente Hinon Silva, Rua do Rosário, Avenida Balduíno Taques, Praça Barão do Rio Branco e o Calçadão. Esses locais vinham sendo monitorados pelas equipes, que constataram a atuação recorrente de traficantes — muitos deles utilizando adolescentes como “aviõezinhos” e empregando táticas para tentar dificultar a ação policial.
Ao todo, foram apreendidos 84,3 quilos de maconha, 1,279 quilo de crack, 214 gramas de cocaína e R$ 5.251,00 em dinheiro. As drogas eram, muitas vezes, escondidas na boca dos adolescentes, que as engoliam ao perceber a aproximação policial. Em uma das ocorrências registradas, uma mulher foi flagrada por câmeras de segurança engolindo pedras de crack e, em seguida, induzindo o vômito para recuperar o entorpecente — uma tática recorrente, segundo as forças de segurança.
O cão farejador Bolt, da Guarda Civil Municipal, também teve papel decisivo em uma das ações: o animal localizou entorpecentes que haviam sido arremessados por um adolescente durante tentativa de fuga.
As investigações também identificaram o suposto chefe da rede criminosa, que teve a prisão preventiva decretada e cumprida nesta terça-feira. A operação foi elogiada pelas autoridades locais.
“A união entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil mostrou que, quando as instituições trabalham juntas com planejamento e firmeza, os resultados aparecem. Estamos retirando o tráfico das ruas e devolvendo segurança à cidade”, afirmou Guilherme Rangel, secretário municipal de Segurança.
“Nosso foco foi romper com a cultura da impunidade e mostrar que adolescentes envolvidos com o tráfico serão responsabilizados, assim como os adultos que se utilizam desses jovens para a traficância”, destacou o delegado Fernando Henrique Ribeiro Vieira, da Delegacia do Adolescente.
Já o delegado José Guilherme Fontana Capraro, do Setor Operacional da 13ª SDP, enfatizou o impacto da ação: “A Operação Tolerância Zero foi fundamental para a redução de 70% nos índices de furtos e roubos na região central. Ao atacar diretamente o tráfico, conseguimos desestruturar a base de sustentação de diversos outros crimes conexos.”
A Polícia Civil e a Guarda Municipal adiantaram que a Operação Tolerância Zero terá novas fases, com ações sistemáticas de repressão e monitoramento, reafirmando o compromisso com a segurança pública e a retomada dos espaços urbanos pela comunidade e pelo comércio local.
*Com Polícia Civil