Operação Aracne prende organização criminosa que praticava golpes pela internet

Operação Aracne prende organização criminosa que praticava golpes pela internet

*Da Redação

Ponta Grossa – Polícia Civil de Ponta Grossa, em operação integrada com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime (Gaeco), deflagrou na manhã dessa quinta-feira (15) a operação Aracne, tendo cumprido 13 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão de integrantes de organização criminosa envolvida na prática de golpes na internet.

Trata-se da continuidade de investigações que culminaram, no mês de outubro de 2020, em cumprimentos de mandados de busca e apreensão, ocasião em que foram apreendidos mais de 80 cartões bancários, além de mais de uma dezena de maquinetas de cartão.

Com o avanço das investigações no âmbito da Polícia Civil, e troca de informações com o Gaeco, constatou-se que os suspeitos integram uma organização criminosa especializada em aplicar golpes através da internet.

Dentre os golpes, a organização, valendo-se de sites falsos e, ou outros artifícios, captava os dados privados financeiros das vítimas, encaminhando, na sequência, e-mails de boletos falsos de IPVA, fatura de cartão de crédito, bem como, praticaria, engenharia social, ou seja, golpes em que integrantes da organização criminosa, através da persuasão, enganam as vítimas obtendo dados pessoais e bancários.

Constatou-se, ainda, que a quadrilha, com a finalidade de ocultar a origem dos valores, valia-se de contas bancárias de laranjas, realizando operações financeiras de grande vulto.

Durante o curso da operação, apurou-se, em um único dia, a movimentação de R$ 1,503 milhão, sendo observado intensas movimentações de operações financeiras, praticamente, em todos os dias.
Estima-se que a quadrilha tenha feito inúmeras vítimas, gerando prejuízo milionário.

Foram presos, preventivamente, dois homens, um de 34 anos e outro de 28 anos, assim como uma mulher de 21 anos. As prisões ocorreram no bairro Contorno, em Ponta Grossa.

Também foi preso, no bairro Nova Rússia, um homem de 68 anos de idade de posse de um revólver 38, com 53 munições. Os envolvidos foram presos, preventivamente, e permanecem à disposição da justiça.

Durante as buscas, apreendeu-se entre os objetos mais de uma dezena de cartões, celulares, relógios, dispositivos informáticos, seis veículos, uma motocicleta, além de outros objetos de valor e certa importância em dinheiro, objetos, além de uma pistola 9mm, com dois carregadores, 30 munições do mesmo calibre, com registro, medida com a finalidade de impossibilitar a fruição dos proventos dos delitos e viabilização de eventual ressarcimento de danos.

As investigações prosseguem com a finalidade de identificar mais vítimas da organização criminosa, assim como demais integrantes.

*Com Assessoria da 13ª SDP

Fotos: Divulgação / Polícia Civil

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!