Da Redação
Jaguariaíva– O município de Jaguariaíva decretou estado de calamidade pública no domingo (8), em decorrência das fortes chuvas, ocorridas desde a noite de sábado (7), e que afetaram parte da cidade. A informação foi amplamente divulgada nesta segunda-feira (9), nas redes sociais.
De acordo com descrito pela prefeitura em seu Diário Oficial eletrônico, cinco fatores determinaram a prefeita Alcione Lemos a publicá-lo. “Considerando o grave comprometimento da segurança da população de Jaguariaíva diante dessa interrupção do trânsito rodoviário; que grande número de estradas rurais estão intransitáveis, além do comprometimento de várias ruas do perímetro urbano; que várias pontes que interligam bairros na zona rural bem como o município de Jaguariaíva a outros municípios, estão com aparentes danos; a necessidade de adotar medidas administrativas extraordinárias no regular andamento da Administração Pública Municipal e por último, que as vias urbanas não suportam tráfego pesado, tendo em vista as vias estreitas e não dimensionadas para tanto, sendo, portanto, necessário desviar o tráfego pesado para outras rodovias”; consta o decreto.
Um das áreas mais afetadas, tem relação com a PR-151, trecho que liga Jaguariaíva a Sengés. Por volta das 19 horas de sábado (7), cratera se abriu e deixou moradores assustados, na altura do km 214, perímetro urbano do município. Apesar do estrago, ninguém passava pelo local no momento em que a estrada cedeu.
Veículo pequenos ainda podem acessar o outro lado da pista por ruas que passam pela cidade, mas o trânsito com caminhões não foi liberado pelos órgãos competentes. O desvio para motoristas que precisam acessar sentido Sengés é feito na PR-092, que liga a cidade até Wenceslau Braz. De Wenceslau, segue pela PR-422 até São José da Boa Vista, acessa a PR-151 sentido Reianópolis (distrito de Sengés) até a cidade de Sengés, com escolha entre São Paulo e trecho da PR-151.
Alagamentos também foram registrados por internautas da cidade, com casas severamente atingidas. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos.