Guarda Municipal Rural e IAT apuram crime ambiental em Abapan, interior de Castro
Denúncia levou equipes a identificar despejo de dejetos em córregos, peixes mortos e área de desmatamento; caso segue sob investigação da Polícia Civil e do Instituto Água e Terra.
Da Redação
Castro – Equipes da Guarda Municipal Rural atenderam, na tarde desta quinta-feira (13), uma ocorrência de crime ambiental na localidade de Abapan, interior do município, após denúncias de populares. A ação revelou indícios graves de poluição e dano ambiental em propriedades rurais da região.
Segundo informações da Guarda Municipal, no local foram encontrados dejetos provenientes de leiterias sendo despejados em córregos e afluentes. Além disso, os agentes constataram a morte de diversos peixes em dois tanques de propriedades diferentes, além de uma área com desmatamento recente.
Diante da situação, o caso foi encaminhado ao Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pelas medidas administrativas e técnicas necessárias para apurar o impacto ambiental e aplicar eventuais penalidades. A parte criminal será conduzida pela Polícia Civil, que deve instaurar inquérito para investigar os responsáveis.
A Prefeitura de Castro reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais: Polícia Militar Ambiental (42) 3228-1581, Instituto Água e Terra (42) 3225-2757, Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura e pela Guarda Municipal, pelo número 153.
As investigações seguem em andamento.