Vinicius Machado*
Especial Página Um News
Pouco mais de oito hectares de vegetação nativa foram cortados de forma irregular e denunciados para o Batalhão de Polícia Ambiental (BPamb-Força Verde), na região. Segundo a polícia, as ocorrências foram registradas nos municípios de Ivaí e Ventania, na sexta-feira (3).
A primeira ocorreu em Ventania. Após denúncias, policiais ambientais constataram em propriedade rural, na localidade de distrito de Barro Preto, a destruição de vegetação nativa em área de 1,57 hectares, sem autorização dos órgãos competentes. O proprietário foi autuado no valor de R$ 14 mil e a área foi embargada. O suspeito responderá criminalmente pelos danos da vegetação.
Em Ivaí, a destruição foi ainda maior. Também relatada em denúncia, agentes constataram em chácara, na localidade de Tanque, a destruição de vegetação nativa em área de 6,41 hectares, mediante destoca.
O corte atingiu espécies de pinheiro araucária e cedro, ameaçadas de extinção. Como o proprietário também não possuía autorização ambiental, ele foi autuado no valor de R$ 73.500 e a área embargada. No local foram apreendidos 22,36 metros cúbicos de pinheiro araucária e uma retro escavadeira.
O proprietário suspeito do corte responderá na justiça pelos danos.
*Com supervisão de Sandro A. Carrilho